segunda-feira, 2 de junho de 2008

Assim decidiu o tribunal

Há algumas semanas, o Futebesteirol acompanhava o desfecho do Campeonato Sergipano. Com a tabela indicando um jogo extra pelo título entre Sergipe e Confiança, tudo ficou paralisado desde que estes últimos sem envolveram num imbróglio jurídico, pedindo os pontos da partida contra o Itabaiana, realizada em 30 de abril. Na ocasião, os adversários do Confiança tiveram dois jogadores expulsos enquanto empatavam e, para manter o resultado, proporcionaram um cai-cai com três atletas supostamente machucados – a tabela considerava um ponto para cada time, mas os de Aracaju exigiam os três, que lhes deixariam em vantagem sobre o Sergipe, evitando a partida-desempate.

A definição do título se arrastou. Inicialmente derrotado na sua tentativa, o Confiança recorreu, deixando o tal possível jogo extra suspenso até segunda ordem. Menos mal para os clubes que, em Sergipe, também há a Copa Governador do Estado, então não seria necessário manter um time apenas para um jogo que poderia jamais ocorrer. E que, de fato, jamais ocorrerá: há uma semana, o Tribunal de Justiça Desportiva decidiu, de forma unânime, dar ao Confiança os três pontos da partida contra o Itabaiana, garantindo o 16º troféu sergipano da agremiação. Poderia ser um festejo sem graça, com tanto atraso, mas não foi: no sábado, o rival Sergipe, tão sonhador por aquele desempate, teve que entregar as faixas de campeão ao Confiança, por ocasião do confronto entre os dois na Copa Governador (encerrado em 1-1).

* * *

Um olhar sobre os outros tantos estaduais cujas definições foram além do início do Campeonato Brasileiro:

Acre: O Rio Branco venceu o Primeiro Turno disputado por nove equipes com grande facilidade, vencendo sete jogos e perdendo apenas um. O Segundo Turno está em andamento, apenas com os seis melhores classificados da etapa anterior, e o Rio Branco segue líder – após três rodadas, tem 100% de aproveitamento, e é favoritíssimo para confirmar a conquista do estadual sem necessidade de final. Seu concorrente mais sério é o Juventus, que tem 6 pontos, mas jogou apenas duas vezes na atual fase.

Amapá: Com o Macapá tendo jogos atrasados em função da escalação irregular de seu goleiro, o Campeonato Amapaense tem seu maior desafio na tabela – enquanto algumas equipes já disputaram sete partidas, o Macapá tem apenas quatro contabilizadas. Na zona de classificação à próxima fase aparecem São José, Trem, Mazagão e Cristal. Amapá, Ypiranga e Macapá, os três grandes do Estado, continuam sua sina de desgraças, permanecendo nas colocações baixas.

Espírito Santo: Encerrado há séculos, mas mesmo assim entra aqui, pois teve seu final atrasado por problemas com o estádio em que seria realizada a finalíssima. No dia 18 de maio, o Serra remontou o agregado diante do Rio Bananal com um 2-0 – havia levado 2-1 na ida – e ergueu seu 5º título na história, todos eles conquistados entre os últimos dez campeonatos.

Maranhão: O campeonato ainda engatinha em suas primeiras rodadas, tendo o primeiro semestre sido reservado à disputa da Taça Cidade de São Luís. Atualmente, o líder é o Bacabal, campeão daquele próprio torneio.

Mato Grosso do Sul: A segunda fase ainda está em disputa, restando uma rodada para o seu final. Os dez times ainda vivos estão divididos em dois pentagonais, mas isso serve apenas para definir os confrontos – os quatro semifinalistas serão os melhores na classificação geral das duas chaves, independendo do grupo. No momento, esses times seriam o Águia Negra (líder do Grupo C, com 12 pontos), o Costa Rica (líder do Grupo D, com 11 pontos, 3 vitórias, saldo positivo de 4 gols e 16 tentos anotados), o Comercial (2º colocado do Grupo C, tendo 11 pontos, 3 vitórias, saldo +4, e 8 gols feitos), e o Misto (2º colocado do Grupo D, somando 10 pontos).

Pará: Falta uma rodada para que a fase inicial do Segundo Turno se encerre, classificando quatro equipes às semifinais. No momento, estariam avançando Remo, Paysandu, Ananindeua e São Raimundo. O vencedor do returno disputará a grande decisão estadual diante do Águia de Marabá, melhor time no Primeiro Turno, que faz uma campanha medíocre na fase atual.

Paraíba: O Campinense foi campeão no dia 18 de maio, com um placar agregado de 5-0 sobre o Treze na decisão. Foi o 17º título paraibano do clube em todos os tempos.

Piauí: Depois de uma primeira fase com duração de catorze rodadas e classificações definidas por questão de apenas dois pontos, o Campeonato Piauiense atingiu o estágio de semifinais no último fim de semana. O Comercial empatou em casa contra o Barras por 0-0, e o Picos, também jogando em casa, fez 1-0 no 4 de Julho de Piripiri. Os dois visitantes nas partidas de ida decidem em seus respectivos estádios a vaga na final, e têm a vantagem de jogar por um empate no placar agregado.

Rondônia: A Ulbra de Ji-Paraná segue reinando sem concorrência no Estado. No sábado, o time foi derrotado fora de casa por 2-0 para o Vilhena, mas nem assim esteve perto de perder o título – na ida, havia feito 5-1. É o tricampeonato do novo grande clube de uma Ji-Paraná órfã de seu antigo representante.

Roraima: Exemplo de campeonato rápido é esse roraimense. O Primeiro Turno foi encerrado no último sábado, depois de... quatro jogos! Isso mesmo: o estadual tem oito equipes, divididas em dois quadrangulares; o turno inicial realizou apenas três partidas em cada chave, classificando os vencedores à decisão do dia 31. Nela, o Progresso empatou com o Atlético Roraima por 2-2 no tempo normal, triunfando com um 5-4 nos pênaltis. Classificado à finalíssima roraimense, aguarda agora o campeão do returno que, como manda o apressado regulamento, deve aparecer rapidamente. Em Roraima também merece destaque o GAS, famoso em 2007 por exigir o título de pior time do mundo. Nesta temporada, vai fazendo jus às aspirações: nos três jogos da primeira fase, perdeu todos, fez 2 gols – e levou 25!

Tocantins: O último sábado tornou conhecidos os semifinalistas do Tocantinense 2008. Os jogos deverão ser disputados nos dois próximos finais de semana, com os seguintes confrontos: Palmas-Gurupi e Tocantins de Palmas-Juventude de Dianópolis.

Nenhum comentário: