terça-feira, 13 de maio de 2008

Retardatários

Onde os estaduais ainda estão se encaminhando para conhecer o vencedor:

Espírito Santo: Dizia a Federação Capixaba não existirem condições para que os estádios dos finalistas recebessem jogos da decisão do estadual, e lá foi o Rio Bananal, mandante da primeira partida, jogar pelo inédito troféu em Jaguaré, onde derrotou o Serra por 2-1. Ontem, deveria ocorrer a volta, também num campo alheio, mas... dessa vez foi o estádio indicado pela Federação o vetado! Por falta de condições de segurança, o Corpo de Bombeiros impediu a realização do confronto no estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica. Como resultado, o Campeonato Capixaba 2008 ainda não teve seu campeão decidido – o novo jogo, com mando de um Serra que necessita remontar para erguer a taça, foi adiado para o 18 de maio, ainda para Cariacica, na esperança de que o estádio seja ajeitado até lá.

Paraíba: Só um milagre evita o título da Campinense. No domingo, no clássico de Campina Grande válido pela primeira partida da final, o time aplicou 0-3 no rival Treze e ficou em situação confortabilíssima: como joga por um placar agregado igual, poderá perder por até três gols de diferença no próximo jogo. A data para o milagre ou a confirmação do óbvio é o dia 18, quando o segundo embate ocorrerá.

Rondônia: No domingo, começaram a ser disputadas as semifinais, em seus jogos de ida, e a Ulbra de Ji-Paraná, atual bicampeã, mostrou querer constituir uma dinastia, avançando para abocanhar mais um título: em casa, aplicou 3-0 no pobre Jaruense e ficou muito perto da decisão. Inexistente em Ji-Paraná, o equilíbrio marcou presença no outro confronto das semis: Rolim de Moura e Vilhena ficaram empatados por 1-1 e deixaram tudo em suspenso – na volta, nova igualdade por qualquer placar leva a classificação para a prorrogação.

Sergipe: Foram dias de incerteza durante toda a semana passada em torno do que se faria com o Campeonato Sergipano – o Confiança, afinal, receberia ou não os pontos do jogo contra o Itabaiana pelo quadrangular final, em que seus adversários forçaram o empate com um cai-cai? Se fosse declarado vencedor, conquistaria o título, mas se o empate fosse mantido, um jogo-desempate diante do Sergipe se tornaria necessário para dar destino à taça. O Tribunal de Justiça Desportiva do Estado optou por absolver o Itabaiana e seus jogadores, mantendo o resultado. Dessa forma, ficaria determinada a realização de um extraordinário clássico extra para a definição do campeão, mas o indignado Confiança promete recorrer. Famoso por seus títulos mantidos sub judice por longos anos e confusões fora do campo, o Sergipano caminha para ganhar um novo episódio do tipo neste 2008. Um estadual cuja definição está tão próxima, porém tão distante...

Em outros Estados, o campeonato local já é disputado há algumas boas jornadas, mas resta outro tanto para que nos aproximemos daquilo que poderia ser encarado por definição. São os casos do Acre, Amapá (onde o Macapá segue sem vencer: ontem, 1-1 contra o Santos), Mato Grosso do Sul, Pará, Piuaí e Tocantins. Já em outros, a disputa só engatinha: enquanto em Roraima o fim de semana deu lugar à primeira rodada, no Maranhão o estadual sequer começou.

Nenhum comentário: