sábado, 17 de maio de 2008

Ligue 2 francesa: subiu o GF38!

Um dos clubes que conhecemos durante a expedição à Europa, o Grenoble concluiu ontem sua trajetória de sete temporadas na Ligue 2 francesa atingindo seu grande objetivo da década: subir de divisão. Situado por muito tempo nas zonas próximas às três primeiras posições, as do acesso, o time tinha, à época, uma situação que contrastava esperança com pontuação deficiente, precisando acumular milagres para o acesso.

Pois o andar da competição revelou resultados favoráveis. Enquanto o Troyes, então terceiro colocado com boa vantagem, decaiu ao ponto de encerrar o campeonato na sexta posição, e os concorrentes diretos também iam tropeçando, o GF38 seguiu no seu passo firme, venceu, escalou a tabela e, há algumas semanas, assentou-se na zona de subida para não sair mais.

A ascensão foi tão grande que, na rodada de sexta-feira, a última, o time foi derrotado por 2-1 pelo Sedan e mesmo assim terminou na terceira posição, com 63 pontos, cinco a mais que o próprio time que o venceu. Ao lado dos bleus et blancs, para a Ligue 1 2008/09, subiram o Le Havre, campeão com 78 pontos, invicto dentro de casa, e o tradicionalíssimo Nantes, com 70 unidades, que precisou de apenas uma temporada para retornar ao seu lugar de direito.

Outro time que acompanhamos na França, o raquítico Niort, mostrou que a fraqueza vista em Arles não era exceção, terminando na outra ponta da tabela, em 18º lugar. Foi rebaixado à terceirona, ao lado de Libourne e Gueugnon.

Nenhum comentário: