sábado, 17 de maio de 2008

A rodada 38 da França

Minuto 1:
Auxerre 0-1 Lyon (Benzema). Com 23 segundos de jogo, Lyon campeão.
Minuto 3:
Metz 1-0 Le Mans (Barbosa). Já rebaixado, o Metz resolve jogar bola quando não adianta mais, tirando as remotíssimas chances do Mans tentar uma Intertoto.
Saint-Etienne 1-0 Monaco (Gomis). Saint-Etienne supera o Lille na classificação, entrando na zona da Copa da UEFA.
Minuto 4:
Toulouse 1-0 Valenciennes (Mathieu). Fora do rebaixamento, mas ainda ameaçado, o Toulouse se distancia ainda mais.
Minuto 5:
Saint-Etienne 2-0 Monaco (Gomis). Saint-Etienne confirma sua situação anterior, com margem tranqüila no placar.
Minuto 6:
Olympique Marseille 1-0 Strasbourg (Niang). O OM supera o Nancy momentaneamente no terceiro lugar, entrando na classificação à preliminar da Champions League.
Minuto 7:
Nancy 1-0 Rennes (Malonga). A seguir, o Nancy responde, volta ao terceiro lugar, e deixa o Olympique parado na zona da Copa da UEFA.
Minuto 9:
Auxerre 0-2 Lyon (Fred). Lyon passeia para garantir o hepta.
Minuto 10:
Olympique Marseille 1-1 Stasbourg (Fanchone). Já rebaixado, o Strasbourg dá uma ajuda extra ao Nancy e complica ainda mais os sonhos do Olympique em voltar à CL.
Minuto 12:
Metz 2-0 Le Mans (Pjanic). Cresce a vergonha do Le Mans, derrotado por um time que havia vencido apenas 4 jogos em 37 até a rodada final.
Minuto 18:
Olympique Marseille 1-2 Stasbourg (Gameiro). A ida do OM à CL se põe dramática, só uma remontada somada a derrota do Nancy salva.
Minuto 22:
Sochaux 0-1 PSG (Diané). Melhor time entre os ameaçados de rebaixamento, o PSG abre uma vantagem larga e tranqüila para o Lens.
Minuto 25:
Nice 1-0 Caen (Hellebuyck). Gol inútil no único jogo sem valor da rodada.
Minuto 32:
Metz 3-0 Le Mans (Gueye). Fazendo a melhor atuação da temporada na liga, o Metz submete o Le Mans à grande humilhação de seu fim de 2007/08.
Nancy 1-1 Rennes (Mbia). O Nancy ainda permanece na preliminar da UCL em função da derrota do OM; o Rennes se aproxima da zona da Intertoto, mas o Lille segue com mais pontos.
Saint-Etienne 3-0 Monaco (Dernis). Etienne, apenas na zona da Intertoto antes da rodada, confirma-se na região da Copa da UEFA para não sair mais de lá.
Minuto 37:
Toulouse 1-1 Valenciennes (Audel). Toulouse volta a ter chances de rebaixamento, permanecendo empatado em pontos com um Lens que, àquela altura, ainda se igualava por 0-0 com o Bordeaux, caindo no momento pelo saldo.
Minuto 43:
Lorient 1-0 Lille (Saifi). Complica-se o Lille, ficando à beira de sair da zona da Intertoto; o Rennes, então com a mesma pontuação, mas com saldo pior, o espreita.
Minuto 44:
Nice 1-1 Caen (Toudic). Outro gol inútil no confronto mais sem graça do dia.
Minuto 45+3:
Olympique Marseille 2-2 Strasbourg (Cissé). Marseille voltando a ter chances de terceiro lugar, encostando no Nancy que empata.
Minuto 45+5:
Olympique Marseille 3-2 Strasbourg (Nasri). Formidável virada do OM, que volta a superar o Nancy na tabela, indo ao terceiro lugar.

Minuto 48:
Nancy 1-2 Rennes (Pagis). Agora sim, no início do segundo tempo, o Nancy fica distante da vaga na preliminar da CL. Bom pro OM, que se mantém lá, e excelente também para o Rennes que, agora vencendo, supera o Lille, indo ao sexto lugar e ficando na classificação à Intertoto.
Minuto 50:
Metz 3-1 Le Mans (De Melo). Começa a ensaiar uma reação, o time visitante.
Minuto 51:
Auxerre 0-3 Lyon (Källström). Alheio ao desespero dos outros, o Lyon brinca de fazer gols contra um time desinteressado.
Minuto 52:
Lorient 1-1 Lille (Bastos). O empate do Lille ainda é insuficiente, já que o Rennes vence e o mantém na sétima posição que não leva a lugar algum.
Minuto 54:
Metz 3-2 Le Mans (Coutadeur). O lanterna dá sinais de que entregará.
Minuto 56:
Nice 2-1 Caen (Ederson, de pênalti). Mais um gol desnecessário.
Nancy 2-2 Rennes (André Luiz). Nancy permanece na zona da UEFA, ainda atrás do OM, enquanto o Rennes sai da Intertoto, voltando a ser superado pelo Lille.
Minuto 58:
Nancy 2-3 Rennes (Pagis). Mas o dia não é, definitivamente, do Nancy, que outra vez queda distante do Olympique; o Rennes volta à Intertoto.
Minuto 64:
Lens 0-1 Bordeaux (Cavenaghi). Começa a se movimentar o placar no Félix Bollaert. Sem chances de título, já que o Lyon vence, o Girondins enterra ainda mais um Lens desesperado pelos melhores resultados de Toulouse e PSG.
Minuto 67:
Lens 1-1 Bordeaux (Monterrubio, de pênalti). A resposta é rápida; o Lens volta a empatar na pontuação com o Toulouse e depende de uma vitória simples para se salvar; o PSG, que ainda vence, segue à distância.
Minuto 71:
Olympique Marseille 3-3 Strasbourg (Zenke). Como o Nancy perde, o empate do OM ainda lhe deixa igualado na pontuação, mas o saldo de gols o tira da CL.
Minuto 73:
Sochaux 1-1 PSG (N'Daw). Até aqui tranqüilo, o PSG volta a conviver com o drama de rebaixamento: agora, os três ameaçados empatam e um golzinho muda tudo. O Lens reacende sua esperança.
Minuto 74:
Toulouse 2-1 Valenciennes (Sirieix). O sorriso da torcida do Lens não é duradouro, os problemas voltam, e o Toulouse vence outra vez, afasta-se da queda, e deixa Lens e PSG como maiores candidatos ao rebaixamento - os parisienses ainda têm vantagem de um ponto sobre os sang et or.
Minuto 77:
Olympique Marseille 4-3 Strasbourg (Cissé). Para afirmar que o OM vai, sim, à Champions League da próxima temporada, ou ao menos à sua preliminar, o goleador Cissé recoloca a equipe em vantagem, devolvendo o terceiro lugar ao time do Vélodrome.
Auxerre 1-3 Lyon (Thomas). E o Auxerre faz um de honra.
Minuto 80:
Saint-Etienne 4-0 Monaco (Feindouno). Fechando a goleada que bota o Etienne no quinto lugar e na Copa da UEFA. À frente dele, para a mesma competição, está o Nancy e, atrás, para a Intertoto, figura o Rennes.
Minuto 82:
Lens 1-2 Bordeaux (Bellion)
Sochaux 1-2 PSG (Diané)
O minuto trágico que rebaixa o Lens. Agora, ele perde e seus dois concorrentes triunfam, tornando quase impossível a permanência do time na elite. A salvação estava por um milagre - que não veio.
Minuto 83:
Metz 4-2 Le Mans (Bessat). Metz garante sua última vitória antes de retornar à Ligue 2.
Nice 3-1 Caen (Koné). Gol para indiferença geral.
Minuto 84:
Metz 4-3 Le Mans (Baal). Para deixar menos feio.
Minuto 85:
Lens 2-2 Bordeaux (Maoulida). Reação do Lens que já serve para pouco, ainda seria necessário virar e torcer por empates dos concorrentes. O Félix Bollaert acredita, mas não é capaz de ver as esperanças se concretizarem. A jornada se acaba.

Resultados finais:

Olympique Marseille 4-3 Strasbourg
Nice 3-1 Caen
Auxerre 1-3 Lyon
Nancy 2-3 Rennes
Lens 2-2 Bordeaux
Lorient 1-1 Lille
Sochaux 1-2 PSG
Toulouse 2-1 Valenciennes
Metz 4-3 Le Mans
Saint-Etienne 4-0 Monaco

Classificações, na ordem:

Champions League: Lyon (campeão, 79 pontos) e Bordeaux (75)
Preliminar da Champions League: Olympique Marseille (62)
Copa da UEFA: Nancy (60), Saint-Etienne (58, saldo +13)
Copa Intertoto: Rennes (58, saldo +3)
Outros: Lille (57), Nice (55), Le Mans (53), Lorient (52), Caen (51), Monaco (47), Valenciennes (44), Auxerre (44), PSG (43), Toulouse (42)
Rebaixados: Lens (40), Strasbourg (35), Metz (24)

Nenhum comentário: