domingo, 10 de agosto de 2008

Abrindo os dias na elite

Samedi, 9 août 2008. A data em francês já seria histórica por marcar a estréia do Grenoble na Ligue 1 da França neste século, depois de um acesso conquistado pela última vaga da segunda divisão na temporada passada. Foi mais, pois, fora de casa, no Stade Bonal de Montbéliard, o GF38 encarou um público de 14.998 espectadores apoiando, na maioria, o Sochaux local – e venceu.

Não uma vitória qualquer, mas uma com a grandeza de um jogo tão valioso como é uma estréia inédita. Com um gol do turco Mevlut Erding, os visitantes estiveram perdendo até os últimos minutos. Uma derrota com honra, mas uma derrota. A um time vindo da divisão inferior, abrir a participação entre os grandes sendo superado significa já ter que buscar resultados obrigatoriamente nas duas rodadas posteriores, sob pena de entrar no rebaixamento para dificilmente abandonar essa zona perigosa mais tarde.

Foi para cima, o GF38, diante do 1-0, e revestiu de ouro as letras que, no futuro, contarão como foi sua primeira tarde na primeira divisão. Virou o placar na agonia – balançando as redes adversárias aos 87 e 89 minutos. Nassim Akrour e Daniel Moreira, respectivamente desviando um escanteio de cabeça e tirando o goleiro do lance após lançamento, fizeram 1-2. Bela remontada em condições normais, extraordinária para o pequeno Grenoble, em seu jogo inicial entre os vinte clubes mais fortes da França. Provou ter espírito para honrar a condição.

* * *

A primeira rodada francesa:

Sochaux 1-2 Grenoble
Le Mans 0-1 Lorient
Auxerre 2-1 Nantes
Valenciennes 1-0 Saint-Étienne
Nancy 0-0 Lille
Le Havre 1-0 Nice
Monaco 1-0 PSG
Bordeaux 2-1 Caen
Rennes 4-4 Olympique Marseille
Lyon - Toulouse (em andamento)

Nenhum comentário: