domingo, 10 de agosto de 2008

A dívida que se quer pagar

Aconteceu na noite de Belo Horizonte. O Grêmio já é vencedor do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2008. Com o maior aproveitamento da história dos pontos corridos ao final de metade de uma Série A. Com cinco vitórias em nove jogos fora de casa. Com o melhor ataque. Com a melhor defesa. Com duas derrotas em dezenove jornadas. Com Celso Roth na casamata, Paulo Sérgio na lateral, Marcel de centroavante e outros nomes questionáveis no papel que formaram a sólida equipe que vem se sustentando no alto da tabela de classificação.

Na noite de Belo Horizonte, o Grêmio fez 0-4 no Atlético Mineiro. Como em rodadas anteriores, encontrou empecilhos ao triunfo, dificultado especialmente no primeiro tempo. Como em rodadas anteriores, voltou avassalador dos vestiários e, à magra vantagem obtida meio na sorte antes, somou outros três tentos. Como em rodadas anteriores, contou com milagres do ser sobre-humano que contratou para ser seu goleiro, Victor, e com os gols de um atacante reserva que entra nos vinte, trinta minutos finais de partidas e é seu artilheiro na competição, Reinaldo.

Pode ter acontecido mais na noite de Belo Horizonte, a noite encerrada com gritos de olé dos mineiros contra seu próprio time. Dizem as estatísticas que o vencedor do primeiro turno, desde 2003, é o campeão nacional ao fim do ano. Dizem as estatísticas não ter havido melhor vencedor de primeiro turno que o Grêmio de 2008. Dizem as estatísticas que o Grêmio deveria ter o elenco mais caro do país, para chegar onde está e continuar aí – no entanto, até a folha de pagamentos do Atlético Mineiro, o goleado, é 50% maior que a sua, segundo informações da Zero Hora.

Não se explica de forma profunda o que aconteceu para o Grêmio das eliminações desesperadoras no Gauchão e na Copa do Brasil fazer tal primeiro turno de Série A. Entra a filosofia da “humildade e trabalho duro”, um discurso repetitivo, por vezes hipócrita, porém nesse caso real, do time que baixa a cabeça não por desistir, mas para começar a batalhar por um objetivo, até se encaixar. Esse Grêmio iniciou o Campeonato Brasileiro afirmando ter uma dívida com a sua torcida. Com metade dele pela frente, tem pequenos vislumbres de terminá-lo concretizando o que, quase em tom de brincadeira, um aficionado disse lá no amistoso de Ivoti sobre aquela triste partida:
“É o início da epopéia para a gente ganhar o Brasileirão neste ano”.

Nenhum comentário: