quinta-feira, 17 de julho de 2008

Andorranos na Europa

Desde aquela distante jornada de fevereiro em que o Futebesteirol acompanhou a vitória do Don Pernil Santa Coloma (escudo à esquerda) sobre o Serralleria Estrella Casa Benfica, pela rodada 12 da Liga Andorrana, muita coisa aconteceu no Principado. Invicto até ali, o Santa Coloma terminaria a primeira fase ainda sem derrotas, sendo superado uma única vez no quadrangular final: em 9 de março, levaria 2-1 do Sant Julià (escudo à direita). Foi insuficiente para tirar o quarto título da história do clube, que se converteu no maior campeão de Andorra.

A campanha do Don Pernil foi encerrada com 14 vitórias, 5 empates, uma derrota, 69 gols feitos e 10 sofridos, tendo seis pontos de vantagem sobre o próprio Sant Julià na somatória final. Atrás deles, no grupo do título, o Rànger’s foi 3º e o Lusitans foi 4º colocado. Pelo rebaixamento, o Principat já estava praticamente salvo e garantiu o tranqüilo 5º lugar. Surpresa foi o Inter Escaldes ter ficado com a 6ª posição, superando o rival local Engordany, no que contrariou a inferioridade mostrada no confronto direto entre eles. Em 7º, o Engordany teve que jogar um playoff contra o vice-campeão da segundona, o Extremenya, permanecendo na elite após levar 2-3 na ida e aplicar 0-3 na volta. O Casa Benfica apenas confirmou sua condição de pior e foi rebaixado na lanterna – conseguiu o grande feito de vencer duas (!) partidas no quadrangular da morte.

A Liga Andorrana e suas definições voltaram a ser pertinentes nesta semana de reinício das principais taças européias. São sensacionais as preliminares da Copa da UEFA e da Champions League, pondo a verdadeira grande Europa em campo, com opções iguais para todas as equipes... chegarem à primeira fase. No passado os dois torneios eram em mata-mata do início ao fim, havendo mais chance de países menos tradicionais botarem representantes em fases avançadas. Hoje está mais difícil, e esses confrontos entre eles geralmente não passam das divertidas semanas do verão de lá. Assim vão os andorranos para as suas investidas continentais, tentando fazer história ao superar alguém, qualquer que seja.

O Sant Julià, na UEFA, não tinha muitas possibilidades: contra o búlgaro Cherno Morne, da cidade de Varna, e ainda fora de casa, seria facilmente derrotado – levou 4-0 nesta quinta-feira. Mas no Santa Coloma havia esperança! A primeira partida das suas qualificatórias à Champions seria no Comunal de Andorra La Vella, contra um lituano, quiçá um empatezinho pudesse ser buscado... Em fevereiro o time parecia ser bom, tinha quase o mesmo nível que o FC Andorra, grande clube do Principado, filiado à Federação Espanhola. É verdade que o FC Andorra jogava um campeonato equivalente à quinta divisão da Espanha e mesmo a liga lituana deve ser melhor que isso, mas um empatezinho não era tão sonhador.

Era sim. O FBK Kaunas, campeão de 2007 e líder de 2008 do campeonato do país báltico, foi ao Comunal, atropelou, e nem piedade quis ter – “vamos negociar um empate aqui, depois vocês nos massacram na volta”. Dois dobletes, de Linas Pilibaitis (12 e 41 minutos) e do brasileiro Rafael Gaúcho (ex-Atlético Mineiro, aos 28 e 79), ergueram a goleada de terça-feira. Um pênalti convertido por Jose Alvarez aos 58 minutos permitiu ao Don Pernil dar à jornada um tento de honra, e os de Santa Coloma saíram de campo com 1-4 nas costas. Nada de muito inédito. Como nos diziam por lá, son malos los andorranos.

Nenhum comentário: