sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Federació Andorrana de Futbol

ESCALDES-ENGORDANY - Um pequeno apartamento no terceiro andar de um escondido edifício endereçado numa rua secundária entre Escaldes-Engordany e Andorra La Vella. Sem pompa ou a riqueza dos grandes centros futebolísticos, esta é a sede do órgão máximo do futebol de Andorra, a Federació Andorrana de Futbol (em catalão, idioma oficial do Principado). Criada em 1994, tendo provavelmente menos de uma dezena de funcionários ativos - havia cinco por lá, hoje -, ela é a responsável por gerenciar a Seleção e organizar o esporte que, dentro dessas fronteiras, é essencialmente amador.

A estrutura precária - faltam jogadores, faltam campos, falta, afinal, profissionalismo - serve para ressaltar ainda mais o trabalho daqueles que mantêm a Federação e são capazes de formar uma liga entre os clubes locais. Desde 1995/96, um ano após a sua fundação, o órgão realiza a Primera Divisió d'Andorra, tendo criado uma divisão inferior poucos anos depois. Atualmente, a elite do Principado é formada pelos seguintes clubes: Inter Escaldes, Lusitans La Posa, Principat, Ranger's, Sant Julià, Santa Coloma, Serralleria Estrella Casa Benfica, e UE Engordany. Os oito jogam entre si num sistema de turno e returno - ao final das 14 rodadas, os quatro primeiros colocados vão para um quadrangular que define o campeão, e os quatro últimos jogam entre si para decretar o rebaixamento.

Com três títulos cada, Principat (campeão em 1997, 1998 e 1999) e Santa Coloma (vencedor de 2001, 2003 e 2004), ostentam os maiores palmarés da liga. O principal e mais conhecido clube daqui, porém, não está sob a tutela da Federació Andorrana: o FC Andorra, da capital, é registrado na Real Federación Española de Fútbol, jamais jogou o campeonato de seu país, e disputa atualmente a Primera División Territorial Catalana, um grupo regional equivalente à quinta divisão da Espanha.

Dos estádios. Como se suspeitava, todos os jogos dos campeonatos andorranos ocorrem em um único estádio - os amantes de rodadas duplas no Brasil chegariam ao delírio com as nada incomuns jornadas quádruplas e até quíntuplas que os finais de semana de futebol de Andorra reservam. O estádio utilizado é o Comunal de Aixovall, próximo à cidade de Sant Julià de Lòria. A Aixovall que dá nome ao campo, disseram na Federació, é "uma vila com uma casa e o estádio". O outro estádio de Andorra, também chamado Comunal, localizado na capital Andorra La Vella, raramente é utilizado, ficando apenas como reserva para o caso dos jogos em casa do FC Andorra, pela liga espanhola, coincidirem com as partidas do campeonato nacional.

Coincidência que ocorrerá neste final de semana: no domingo, enquanto o FC Andorra vai para Aixovall, na mesma hora, será jogada a primeira partida da rodada andorrana na capital. Abaixo, uma lista de todos os jogos de futebol que ocorrerão no Principado durante o fim de semana:

Sábado

20 horas
Pas de La Casa Extremenya - Lusitans La Posa (B)
Campeonato: Segunda Divisão da Liga Nacional
Local: Aixovall

22 horas
Escale Santa Coloma - Ranger's (B)
Campeonato: Segunda Divisão da Liga Nacional
Local: Aixovall

Domingo

12 horas
FC Andorra - Atlètic Alpicat
Campeonato: Primera Territorial Catalana (Liga Espanhola)
Local: Aixovall

12 horas
Lusitans La Posa - Principat
Campeonato: Liga Nacional
Local: Andorra La Vella

14 horas
UE Engordany - Inter Escaldes
Campeonato: Liga Nacional
Local: Aixovall

16 horas
Serralleria Estrella Casa Benfica - Santa Coloma
Campeonato: Liga Nacional
Local: Aixovall

18 horas
Sant Julià - Ranger's
Campeonato: Liga Nacional
Local: Aixovall

20 horas
Sporting Escaldes - Principat (B)
Campeonato: Segunda Divisão da Liga Nacional
Local: Aixovall

Segunda-Feira

21h 30min
Inter Escaldes (B) - Encamp
Campeonato: Segunda Divisão da Liga Nacional
Local: Aixovall

"Son malos, no son como los brasileños", alertam, sobre os jogadores. Azar, certamente algumas dessas partidas estarão sob acompanhamento do Futebesteirol.

2 comentários:

Malabei disse...

This comment has been removed because it linked to malicious content. Learn more.

Anônimo disse...

Olá!! Sabes alguma coisa do torneio que se vai disputar este fim de semana e no qual participa a nossa equipa do sporting, bem como o Porto (em infantis futebol de 7 ) ?
Cumprimentos