sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Federació Andorrana de Futbol

ESCALDES-ENGORDANY - Um pequeno apartamento no terceiro andar de um escondido edifício endereçado numa rua secundária entre Escaldes-Engordany e Andorra La Vella. Sem pompa ou a riqueza dos grandes centros futebolísticos, esta é a sede do órgão máximo do futebol de Andorra, a Federació Andorrana de Futbol (em catalão, idioma oficial do Principado). Criada em 1994, tendo provavelmente menos de uma dezena de funcionários ativos - havia cinco por lá, hoje -, ela é a responsável por gerenciar a Seleção e organizar o esporte que, dentro dessas fronteiras, é essencialmente amador.

A estrutura precária - faltam jogadores, faltam campos, falta, afinal, profissionalismo - serve para ressaltar ainda mais o trabalho daqueles que mantêm a Federação e são capazes de formar uma liga entre os clubes locais. Desde 1995/96, um ano após a sua fundação, o órgão realiza a Primera Divisió d'Andorra, tendo criado uma divisão inferior poucos anos depois. Atualmente, a elite do Principado é formada pelos seguintes clubes: Inter Escaldes, Lusitans La Posa, Principat, Ranger's, Sant Julià, Santa Coloma, Serralleria Estrella Casa Benfica, e UE Engordany. Os oito jogam entre si num sistema de turno e returno - ao final das 14 rodadas, os quatro primeiros colocados vão para um quadrangular que define o campeão, e os quatro últimos jogam entre si para decretar o rebaixamento.

Com três títulos cada, Principat (campeão em 1997, 1998 e 1999) e Santa Coloma (vencedor de 2001, 2003 e 2004), ostentam os maiores palmarés da liga. O principal e mais conhecido clube daqui, porém, não está sob a tutela da Federació Andorrana: o FC Andorra, da capital, é registrado na Real Federación Española de Fútbol, jamais jogou o campeonato de seu país, e disputa atualmente a Primera División Territorial Catalana, um grupo regional equivalente à quinta divisão da Espanha.

Dos estádios. Como se suspeitava, todos os jogos dos campeonatos andorranos ocorrem em um único estádio - os amantes de rodadas duplas no Brasil chegariam ao delírio com as nada incomuns jornadas quádruplas e até quíntuplas que os finais de semana de futebol de Andorra reservam. O estádio utilizado é o Comunal de Aixovall, próximo à cidade de Sant Julià de Lòria. A Aixovall que dá nome ao campo, disseram na Federació, é "uma vila com uma casa e o estádio". O outro estádio de Andorra, também chamado Comunal, localizado na capital Andorra La Vella, raramente é utilizado, ficando apenas como reserva para o caso dos jogos em casa do FC Andorra, pela liga espanhola, coincidirem com as partidas do campeonato nacional.

Coincidência que ocorrerá neste final de semana: no domingo, enquanto o FC Andorra vai para Aixovall, na mesma hora, será jogada a primeira partida da rodada andorrana na capital. Abaixo, uma lista de todos os jogos de futebol que ocorrerão no Principado durante o fim de semana:

Sábado

20 horas
Pas de La Casa Extremenya - Lusitans La Posa (B)
Campeonato: Segunda Divisão da Liga Nacional
Local: Aixovall

22 horas
Escale Santa Coloma - Ranger's (B)
Campeonato: Segunda Divisão da Liga Nacional
Local: Aixovall

Domingo

12 horas
FC Andorra - Atlètic Alpicat
Campeonato: Primera Territorial Catalana (Liga Espanhola)
Local: Aixovall

12 horas
Lusitans La Posa - Principat
Campeonato: Liga Nacional
Local: Andorra La Vella

14 horas
UE Engordany - Inter Escaldes
Campeonato: Liga Nacional
Local: Aixovall

16 horas
Serralleria Estrella Casa Benfica - Santa Coloma
Campeonato: Liga Nacional
Local: Aixovall

18 horas
Sant Julià - Ranger's
Campeonato: Liga Nacional
Local: Aixovall

20 horas
Sporting Escaldes - Principat (B)
Campeonato: Segunda Divisão da Liga Nacional
Local: Aixovall

Segunda-Feira

21h 30min
Inter Escaldes (B) - Encamp
Campeonato: Segunda Divisão da Liga Nacional
Local: Aixovall

"Son malos, no son como los brasileños", alertam, sobre os jogadores. Azar, certamente algumas dessas partidas estarão sob acompanhamento do Futebesteirol.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá!! Sabes alguma coisa do torneio que se vai disputar este fim de semana e no qual participa a nossa equipa do sporting, bem como o Porto (em infantis futebol de 7 ) ?
Cumprimentos