quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A esperança são-luizense morreu em Pelotas… de novo

Foi no Bento Freitas, na noite da quarta-feira 26 de março de 2008, que o São Luiz perdeu a vaga na segunda fase do Gauchão daquela temporada. Empatou por 2 a 2 com o Brasil, depois de sair levando 2 a 0, mas ficou de fora dos mata-matas pelo número de vitórias, muito por culpa do Juventude, que na mesma hora perdia em casa para o ressurgido São José de Porto Alegre, um resultado que entonces classificava ambos e cortava o São Luiz da lista dos que passavam.

Foi no Bento Freitas, na noite da quinta-feira 19 de fevereiro de 2009, que o São Luiz perdeu a vaga na segunda fase do Gauchão desta temporada. Da segunda fase do primeiro turno, que agora o campeonato é dividido em duas etapas – e por isso ainda nos resta uma chance. Hoje a tarefa era mais complicada porque não envolvia o time diretamente: era preciso torcer por qualquer resultado que não a vitória da Ulbra.

E a Ulbra acabou com o Brasil de Pelotas. Dessa vez não houve a dor de um ano atrás porque em momento algum este São Luiz encantou como o de 2008. Venceu apenas uma das partidas disputadas no 19 de Outubro e merecia pouco entrar para a história como o primeiro time formado em Ijuí a superar a primeira fase do estadual desde 1999. Mas quem se importava? Futebol nunca foi justiça, queríamos a classificação e ponto.

Que por duas vezes esteve plausível, mas depois foi ficando distante, distante, distante e sumiu de vista. O Brasil levou 0 a 1, buscou, levou 1 a 2, buscou de novo, levou 2 a 3, e aí desapareceu. Com o gramado do Bento Freitas pesado em função da chuva, o Brasil debilitado fisicamente foi ainda mais inofensivo que de costume nos minutos finais. Terminou goleado como há muito tempo não era, dentro de casa: 2 a 5.



O quinto gol, por sinal, iniciou uma guerra sobre o gramado. Rogério Pereira, seu autor, foi comemorar em frente à torcida Xavante. Os jogadores rubro-negros enfureceram-se: Danrlei alegou, após a partida, que os gestos do goleador da Ulbra estariam imitando desrespeitosamente a flechada eternizada nas comemorações de Claudio Milar. Na imagem da tevê não pareceu, mas ficou nítida a provocação de Rogério Pereira aos torcedores, inclusive proferindo algumas palavras supostamente desaforadas.

Foram para cima, os atletas do Brasil. Alex Martins trocou socos com Rogério Pereira num duelo de causar inveja no boxe. Tapas, chutes, voadoras, garrafadas, até com o médico do time pelotense envolvendo-se na confusão, sobraram nos minutos seguintes, que estenderam a partida até os 90+18. Foi lamentável. Agradam-me as brigas do futebol, não vou bancar o correto e dizer que as abomino, que o jogo sempre tem que ser bonito e tal – de vez em quando, a luta também faz parte, mas essa foi uma lástima. A situação do Brasil no campeonato é tão ruim que ver seus próprios jogadores empenhando-se em piorá-la só prestou para destruir parte da compaixão para com o time.

O saldo da confusão foi de seis expulsões. Do Brasil saíram Danrlei, Gleidson, Alex Martins, e o goleiro reserva Luciano, o que desfalcará seriamente o arco Xavante no início do returno. Da Ulbra foram mandados para a rua o goleiro reserva Juninho e, incrivelmente, Henrique – que não agrediu ninguém e só entrou na briga para apartar. Em compensação, o Rogério Pereira que causou tudo fugiu para os vestiários por orientação do treinador e, ao menos dentro de campo, não foi expulso.

Já tem grand finale o primeiro turno terrível do Brasil. O segundo, com um calendário menos cruel, pode ser melhor, tem que ser melhor para evitar o rebaixamento, mas, depois dos cartões vermelhos desta noite, começará com drama. A Ulbra enfrentará o Inter no Beira-Rio, devendo levar tantos gols quanto fez hoje, e o São Luiz fica no esquecimento reservado aos eliminados. Quando o time venceu pela primeira vez neste campeonato, escrevi que o acontecimento era parte de uma criação, nos torcedores, de esperanças que talvez fossem mortas nas últimas rodadas. Pena que a minha vidência não revelou que essas esperanças seriam mesmo as dos ijuienses...

Nenhum comentário: