segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A Liga incapaz

TORRES - Como forma de protesto silencioso contra a inclusão de amadores pela FIFA, ou simplesmente por ter virado um amargo, não vi nenhuma final dos Mundiais disputados após 2004, quando o retranqueiro Once Caldas, ajudado pela arbitragem (que anulou dois gols legítimos do Porto), perdeu a chance de triunfar no Japão ao errar sua última cobrança de pênalti, terminando por cair por 8 a 7 nas alternadas. Não vi os títulos do São Paulo em 2005, do Inter em 2006, nem o fiasco do Boca em 2007. Neste ano, de novo permaneci alheio à decisão. E cheguei ao absurdo de perguntar, ontem à noite: que tipo de pessoa acorda às oito e meia da manhã de um domingo de dezembro para ver a LDU jogando?

E a LDU, infelizmente, fez aquilo que se esperava dela: perdeu. Por 1 a 0, placar normal, que permitiria repetir uma verdade que a supervalorização dos clubes europeus apaga: a de que o campeão da Libertadores não deve nada ao da Champions. Mas a resistência equatoriana desse domingo não merece louvor do tipo. A Liga de Quito foi pequena. Tirando um gol feito errado no início da partida, foi completamente dominada pelo Manchester United, senhor de todas as ações posteriores e criador de oportunidades e oportunidades e oportunidades consecutivas. O equilíbrio visto no segundo tempo, bastante exaltado pelos sul-americanófilos, não é mérito dos equatorianos – é culpa de Vidic, expulso estupidamente no quarto minuto da etapa complementar.

Ao menos foi o que pareceu vendo os melhores momentos.

Nem quebrar a perna de Cristiano Ronaldo os de Quito conseguiram. Nessas condições, ficou difícil evitar que o nome dos europeus acabasse escrito na taça. A Liga não evitou. Do português partiu o passe para Rooney fazer o 1 a 0 do bicampeonato mundial do United, com dez, aos 73 minutos. Apesar de ter sido salva de uma goleada pelas intervenções de Cevallos, a LDU, vice-campeã para uns britânicos que nem comemoraram muito (como sempre), foi o retrato da impotência. Não conseguiu ousar, sequer pôde se aproximar da façanha. Que 2009 consagre com a Libertadores alguém mais forte.

Um comentário:

Diego disse...

Hola, en primer lugar querría felicitarle por la calidad de su sitio.
¿Quisiera saber si estais interesados en colaborar con nosotros (futbolmercado.es) ?
visitanos y dinos que te parece
Muchas gracias
Un saludo cordial,
Diego