domingo, 11 de maio de 2008

Um pontinho festejado

O adeus a Pauleta

A briga contra o rebaixamento no Campeonato Francês está tão desesperada que, ontem, até empate dentro de casa foi festejado como vitória para salvar o ano. Completamente igualados na pontuação antes da rodada começar, Toulouse, Lens e PSG foram a campo, como em finais de semana passados, precisando mudar os detalhes da classificação a seu favor – numa situação em que o rebaixamento está sendo definido pelo saldo de gols, qualquer coisa basta.

A qualquer coisa do PSG não foi um simples gol, mas um ponto inteiro. Suado, conquistado em casa, mas suficiente para tirá-lo da 18ª posição (a primeira da zona da morte) e torná-lo o melhor colocado entre os três irmanados pela agonia da queda iminente. Era a última partida de Pauleta Parc des Princes, um dia de festa, homenagem e aplausos de toda a torcida. Mas não haveria festa se não chegasse algum alento na tabela de classificação. O Saint-Etienne, incômodo visitante, saiu vencendo, e tratou de dar tons tristes àquela despedida. Foi um gol de Clément, já no segundo tempo, o responsável por fazer a tarde terminar em 1-1. Um pontinho miserável, dentro de casa. Um pontinho festejado enormemente pelos torcedores.

Eles vibravam porque nos outros jogos, Lens e Toulouse caíram, ambos, pelo placar de 2-1, diante de Lille e Rennes, respectivamente. Vibravam porque no final da jornada de sábado, a 37ª da Ligue 1, o PSG aparecia em 16º lugar, com 40 pontos (saldo de -9), à frente dos seus dois concorrentes mais ferrenhos. Toulouse e Lens encalharam nas 39 unidades – com um saldo de -9 gols, contra -7 do Toulouse, o Lens figurava agora no rebaixamento, e com a situação mais dramática de todas, pois terá que enfrentar o vice-líder Bordeaux na rodada final.

Já o Paris Saint-Germain, na falta de uma rodada, depende apenas de suas forças para salvar definitivamente a temporada. E aí reside a importância do pontinho de ontem, do pontinho pequeno que fez os aficionados vibrarem como se estivessem erguendo uma das Copas com que sonham.

A salvação do PSG passa por noventa minutos, assim como passa a do Lens e do Toulouse. No dia 17 de maio, esses jogos definirão o terceiro rebaixado francês, a militar na Ligue 2 ao lado de Strasbourg e Metz, já mortos:

Lens (18º) – Bordeaux (2º)
Sochaux (14º) – PSG (16º)
Toulouse (17º) – Valenciennes (13º)

Nenhum comentário: