sábado, 24 de maio de 2008

Três Copas na Europa

França: o primeiro doublé do Lyon

No Stade de France, pela final da Copa da França, os dois times estavam por conquistar seu segundo troféu nacional na temporada e concluir o chamado doublé. De um lado, o PSG, agora tranqüilo pelo fim das ameaças de rebaixamento, tentava fazer sua terceira dupla Copa da Liga-Copa; do outro, o Lyon jogava para quebrar o estigma de ser um time pouco copeiro, vencendo sempre o campeonato, mas sendo invariavelmente fracassado nos mata-matas – em toda a história, e especialmente nestes sete anos de domínio na Ligue 1, o Olympique Lyonnais jamais tocara a glória de um doublé.
Tocou hoje. O jogo foi complicado, igualado sem gols por longo tempo, e a indefinição parecia querer se arrastar até a marca dos onze metros, levando tudo para os pênaltis. Govou tinha outros planos e, com um tento aos 102 minutos, fez o 1-0 que definiu o estádio de Gerland como destino da última taça francesa de 2007/08. Além de ser o primeiro doublé do Lyon (uma Liga-Copa), o título representou o fim de 35 anos sem conquistas do clube na competição vencida pela quarta vez neste sábado.

Itália: a final de sempre, o desfecho de 2007

Diferentemente do que vinha ocorrendo desde a Coppa Italia de 1980/81, a edição 60 do torneio eliminatório daquele país foi disputada em uma final de jogo único, na capital. Bom para a Roma, que teve a vantagem de jogar em casa e apenas em casa na decisão. Decisão que, aliás, teve um confronto que já toma ares de eterno: pelo quarto ano consecutivo, Roma e Internazionale foram a campo pelo título.
Em 2005 e 2006, a taça foi para Milão, mas os romanos acabaram por dar o troco com o bicampeonato alcançado em 2007 e neste 2008. Hoje, no sábado que consagrou os giallorossi como maiores vencedores da Coppa ao lado da Juventus, com 9 títulos, uma vitória por 2-1 permitiu a Totti repetir o desfecho de temporada visto um ano atrás: Inter campeã nos pontos corridos e vice nos mata-matas, Roma vice na Serie A e campeã na Coppa.

Escócia: remontada pela metade não rende título

Na semana em que viu o rival Celtic garantir o troféu da liga, o Glasgow Rangers, já vice da Copa da UEFA e campeão da Copa da Liga em 2008, sabia que precisava dar uma nova resposta à altura. Para isso, na final da Scottish Cup, tinha o trabalho de obter uma vitória relativamente fácil, sobre um modesto adversário da segunda divisão: o Queen of the South, na maior empreitada desde sua fundação, disputando sua primeira finalíssima.
A imagem de conquista definida dada pelos 2-0 abertos pelo Rangers no primeiro tempo foi desfeita em três minutos, no começo da etapa complementar: Tosh e Thomson marcaram para o delirante Queen, fazendo o placar atingir o empate. Naquele momento, retornava a possibilidade da surpresa baixar no terreno de jogo – só faltava transformar aquilo numa remontada de fato. E ficou faltando. O próximo gol do jogo seria o último, e seria do Rangers: aos 71 minutos, Boyd marcou pela segunda vez no dia, deixando a contagem em 3-2 e permitindo ao clube levantar sua 32ª copa nacional.

Nenhum comentário: