sábado, 24 de maio de 2008

Tardes de festa pela nova disputa

Que o Corinthians montou time para ser campeão da Série B e certamente o fará, parece uma obviedade inquestionável. Potencial para isso existe, e talvez o título venha até mesmo sem derrota alguma. Da chatice de um campeonato cujo vencedor é conhecido quando faltam muitas rodadas, nasce uma nova disputa: não se joga mais pelo título na segunda divisão brasileira; joga-se para vencer o Timão, e tentar uma das outras vagas pelo acesso.

A realidade está sendo cada vez mais clara conforme as rodadas se passam, e foram apenas três até aqui. Para quem vai ao Pacaembu ou recebe os paulistas em seu estádio, atingir a rodada marcada para enfrentar os de Mano Menezes significa chegar a uma data diferente: o confronto raro contra o oponente que derrotará a maioria dos seus adversários. Exatamente por isso, o Corinthians dá valores exageradamente grandes para qualquer empatezinho que seja conquistado diante dele.

Não houve isso com o Palmeiras, Botafogo, Atlético Mineiro, Grêmio ou qualquer outro grande ou médio rebaixado nos últimos anos. Não houve porque, era do conhecimento geral, todos eles se mostravam perfeitamente falíveis em sua falta de força momentânea. O Corinthians não parece falível, pois o Corinthians não se enfraqueceu. Como falamos há tempos aqui no blog, o planejamento de alto nível feito pelo clube rendeu frutos que são agora colhidos como classificação às semifinais da Copa do Brasil e perspectivas de uma Série B com cara de torneio amistoso, tamanha a facilidade em jogá-la. É desnecessário apelar para a grandeza; basta observar as peças do elenco para afirmar: o Corinthians é um time, timaço, de primeira divisão perdido num torneio muito abaixo do seu nível.

E aí reside a disputa anômala da Série B 2008 – a disputa que restou. Vencer o Corinthians significa dizer que, se eles são de elite, nós temos time capaz de fazer frente e subir junto. Por isso, o Frasqueirão de Natal lotou hoje. Lotou para ver o Timão, sim, e isso bastaria pela oportunidade atípica, mas também lotou pela vontade da torcida local de subjugar o provável melhor time que já passou por uma segunda divisão do Brasil. O ABC fracassou diante de seus aficionados neste sábado, caiu por 0-1. O Corinthians venceu a terceira consecutiva, caminha com facilidade rumo ao troféu que, mesmo com 35 jornadas pela frente, já é seu. Mas será um título invicto? É o que todos os adversários, em tardes de estádios cheios e festa, tentarão evitar.

Nenhum comentário: