sábado, 24 de maio de 2008

Ode à ruindade



As torcidas do interior paulista costumam dar exemplo de assistências baixas e médias raramente superiores a mil pagantes por jogo. O que sobra para um time do interior de São Paulo jogando fora da sua cidade? Pois meia dúzia de fiéis torcedores foram a Santa Bárbara d’Oeste acompanhar o Bragantino em sua partida da noite da sexta-feira, recebendo o Juventude. 129 pagantes, arquibancadas melancolicamente vazias para um jogo que não merecia mais que isso.

Foi um horror – e um desafio às capacidades dos editores de melhores momentos. No intervalo do confronto, o Sportv havia conseguido selecionar dois lances, ambos dos gaúchos: um deles, uma bola na trave, seguida de rebote perdido por Mendes com o gol aberto, ainda dava a falsa idéia de que o jogo tivera grandes chances. Mas não teve. Depois dos tais dois lances, somente imagens de faltas, como que justificando a baixa qualidade técnica pelo estilo truncado das duas equipes.

A lógica que poderia existir nisso era insuficiente para cegar um observador: Bragantino, campeão da Série C 2007 e Juventude, rebaixado da Série A da temporada passada, proporcionavam uma verdadeira ode à ruindade. O gol do jogo, o único, não poderia vir de outra forma: no terceiro minuto da etapa complementar, um defensor dos paulistas pensou em dar um chutão, mas só fez errar o pé da bola. Na sobra, Murilo Ceará aproveitou e mandou um torpedo para anotar 0-1, num improvável gol bonito. O Braga tentou reagir. Sem brilho, parou no travessão e na segurança de Dirlei, o bom defensor saído do São Luiz, e de Márcio Alemão, cuja atuação acima da sua própria média surpreendeu.

Foi só. Foi ruim. Mas o Juventude ganhou três pontos fora de casa, e nada mais importava aos caxienses.

* * *

Os outros jogos de ontem:

Brasiliense 1-0 América-RN – Também um jogo fraco, mas o Jacaré fez o esperado e somou todos os pontos disputados numa sexta-feira em que tinha o mando de campo, graças a um gol de Adrianinho, tardio, aos 70 minutos. Ao América, o início de um pesadelo conhecido: a ameaça de rebaixamento. Saco-de-pancadas da Série A em 2007, o time de Natal fecha sua terceira derrota em três rodadas de segundona – todas por 0-1 – e volta a figurar, com justiça, em uma zona de descenso. A exemplo do que o Santa Cruz fez no ano passado, e outros tantos já haviam feito antes, o Mecão pode despencar da primeira para a terceira divisão no espaço de dois anos. Ainda que faltem muitas rodadas, é preciso reagir logo para evitar o fracasso.

Fortaleza 5-1 Gama – No Castelão, não houve ruindade, pelo menos não por parte dos locais. O Tricolor de Aço deu show, Paulo Isidoro cometeu hat-trick, e o Gama não resistiu. Faltou apenas transformar em gol o lance mais bonito da noite: quando o jogo estava em 4-1, uma bela troca de passes que envolveu toque de cabeça e lançamento preciso na área adversária, rendeu ao ofensivo dos cearenses a chance de tocar por cobertura na saída do arqueiro – e ele aproveitou a oportunidade de conclusão. Seria um golaço, mas o esférico foi caprichoso e preferiu o caminho da trave.

Nenhum comentário: