domingo, 18 de maio de 2008

O novo da rodada final espanhola

A festa do Madrid: Apenas vagas na Copa da UEFA e rebaixamentos estiveram em jogo na 38ª rodada do Campeonato Espanhol. De conhecidos, antes da data, já estavam dois rebaixados, os quatro representantes do país na Champions League e, claro, o grande campeão Real Madrid. Foi um dia de festas e homenagens no Santiago Bernabéu, após a vitória por 5-2 sobre o lanterna Levante, cujos jogadores em greve ameaçaram impedir a realização da partida, suspendendo seu protesto apenas poucas horas antes do jogo na capital. Fora da lista da Seleção para a Eurocopa, Raúl assumiu o papel de protagonista do pós-jogo, erguendo a taça da Liga e, com a capa madridista, executando verónicas, tradicionais movimentos de touradas. Antes da apoteose, enquanto a bola rolou, brilharam Van Nistelrooy e Sergio Ramos, autores de dois gols cada.

História viva em Santander: E foi com recordações para a eternidade que terminou a melhor temporada do Racing Santander desde a sua fundação. Após atingir inéditas semifinais na Copa do Rei da Espanha, o quadro cântabro precisava vencer na rodada final para ir pela primeira vez a uma competição européia – no outro jogo, o Mallorca triunfava sobre o Zaragoza, subia a 59 pontos, e deixava o Racing apenas com 58. O jogo era dramático, do outro lado havia um Osasuna ameaçado pelas possibilidades de rebaixamento que se segurava como podia. Sobre o desespero, porém, levou a melhor a façanha histórica: Ivan Bolado balançou as redes no minuto 86 para fazer o 1-0 definitivo. O Racing foi ao 6º lugar, com 60 unidades, e já compra seus bilhetes para a expedição internacional da sua primeira Copa da UEFA. Ao apito final, uma cena insólita: as duas torcidas festejavam juntas, pois o Osasuna também atingia seu objetivo, permanecendo na elite.

Dupla decepção no Ono Estadi: Fim diferente do visto em Santander ocorreu em Palma de Mallorca. Lá, também havia um seriamente ameaçado de descenso, o Zaragoza, e outro sonhando com a Europa, o local Mallorca. Os visitantes, de vasta tradição no futebol nacional, estiveram sempre atrás no marcador e pareceram saber de antemão que o fracasso na sua Copa particular, a luta pela permanência, seria inevitável. Mas o Mallorca, que terminou com vitória de 3-2, ainda ilusionava. Ia à Copa da UEFA, estava com a vaga nas mãos... até vir a informação de que o Racing achara um gol no fim. No Ono Estadi, o encerramento da partida trouxe lágrimas dos dois lados, cada um por seus motivos: aos da casa, uma decepção momentânea, um sonho doce que não rendeu frutos; aos visitantes, o desastre de ter que jogar a segunda divisão nacional em 2008/09, sem certeza alguma de retornar aos dias de grandeza.

Pichichi e Zamora: Líder da artilharia da Liga pela maior parte do campeonato, o brasileiro Luis Fabiano, do Sevilla, revelou-se um autêntico cavalo paraguaio, sendo superado no fim por Güiza, convocado para a Espanha da Eurocopa. O matador do Mallorca garantiu o Trofeo Pichichi, concedido ao maior goleador da temporada, após anotar 27 tentos.
Sob as traves, quem saiu galardoado como goleiro menos vazado da Liga, por média, foi Iker Casillas. O Trofeo Zamora veio com o formidável número de 0,89 gol sofrido por jogo. Outro convocado para a Seleção que tentará a Euro, o arqueiro do Real Madrid não jogou nem hoje nem na penúltima rodada, encerrando sua participação levando apenas 32 tentos em 36 atuações.

Nenhum comentário: