domingo, 18 de maio de 2008

Brasileirão dominical

GRÊMIO 0-0 FLAMENGO

Diante de quase 45 mil espectadores, Grêmio e Flamengo proporcionaram um início de jogo igual. Pouco a pouco, no entanto, o tricolor passou a ditar o ritmo do confronto, dominou amplamente, monopolizou as chances. O que, no início, parecia ser um empate justo, terminou como pena pesada demais aos gaúchos, que amassaram o quadro carioca, mas pararam no travessão, acertado duas vezes, nas mãos do inspirado goleiro Bruno, de grandes intervenções (na foto, Eduardo Costa se desespera com a defesa do arqueiro no último lance da partida), e na própria incompetência de seus atacantes. Poderia ser goleada, acabou em placar nulo, e o Grêmio saiu de campo com a certeza de que perdeu dois pontos.
GOIÁS 1-1 ATLÉTICO MINEIRO
1-0: 68 min. Paulo Baier (G)
1-1: 85 min. Vanderlei (A)

Considerando os comentários de quem assistiu, é bem provável de que o duelo do Serra Dourada tenha conseguido a proeza de ser pior que o zero a zero do Olímpico, mesmo que este redator defenda que nada pode superar, em maleza, um placar em branco. Uma quase unanimidade afirma que o nível técnico foi sofrível e já começa a apontar os dois times como candidatos ao rebaixamento na temporada. Se é cedo para decretar isso, a tabela serve para afirmar a incapacidade de ambos para vencer: ao final da segunda rodada, 2 pontos para o Galo, 1 para os goianos.FLUMINENSE 0-2 NÁUTICO
0-1: 71 min. Wellington (N)
0-2: 90+4 min. Warley (N)

Ganha um novo líder, o Campeonato Brasileiro, e com surpresa. Ainda às voltas com a Libertadores, o Fluminense caiu no Maracanã diante de um Náutico que, se provavelmente decairá logo, ao menos se mostra capaz de sobreviver às primeiras jornadas com bons resultados. O triunfo de hoje começou a ser construído após o Flu desperdiçar a chance de mudar a história: no início do segundo tempo, quando o empate ainda figurava no placar, Carlinhos (foto) teve sua cobrança de pênalti parada por Eduardo.
ATLÉTICO PARANAENSE 1-1 SÃO PAULO
1-0: 14 min. Danilo (A)
1-1: 78 min. Éder Luís (S)

Parecia que o atual bicampeão brasileiro repetiria o fracasso da primeira rodada, transformando o que se tomara por tropeço num terrível início de campeonato. Mas a formação mista resolveu jogar bola no segundo tempo, o São Paulo cresceu e pôde conquistar seu primeiro ponto na Arena da Baixada. O Furacão perdeu a oportunidade de atingir os 6 pontos – algo só feito por Cruzeiro e Náutico – e ficou na 5ª posição, com 4 unidades.
SANTOS 4-0 IPATINGA
1-0: 60 min. Kléber (S)
2-0: 66 min. Kléber Pereira (S)
3-0: 70 min. Kléber Pereira (S)
4-0: 79 min. Kléber Pereira (S)

Quando Kléber Pereira decidiu usar uma camisa para homenagear a mãe, provavelmente não imaginou que teria uma noite de hat-trick para exibi-la. Numa vitória totalmente construída no segundo tempo, iniciada em gol do outro Kléber, o sem sobrenome, o Santos com ressaca da Libertadores patrolou o Ipatinga e fez o time mineiro entrar no caminho que todos esperavam ser seu: derrotas humilhantes e retorno à segunda divisão. A equipe já é lanterna da competição, sem pontos conquistados nem gols marcados.
FIGUEIRENSE 2-1 CORITIBA
1-0: 9 min. Cleiton Xavier (F)
1-1: 12 min. Hugo (C)
2-1: 41 min. Cleiton Xavier (F)

Cleiton Xavier foi o dono do confronto sulista no Orlando Scarpelli. Inspirado, o jogador carimbou a trave, marcou os dois gols da vitória, e alçou o Figueira do empate heróico na primeira rodada à zona da Libertadores, com o 4º lugar – ainda que isso represente quase nada com apenas duas rodadas disputadas. Graças aos tentos de hoje e àqueles marcados contra a Portuguesa, o time catarinense também é dono do melhor ataque do Brasileirão, com 7 gols.
PALMEIRAS 2-1 INTERNACIONAL
1-0: 29 min. Denílson (P)
1-1: 45+2 min. Índio (I)
2-1: 60 min. Alex Mineiro (P)

O jogo já era difícil e Edinho resolveu tornar a missão de fazer frente ao Palmeiras fora de casa quase impossível ao Internacional: foi expulso aos 18 minutos de confronto. Mesmo assim, o Colorado conseguiu resistir bem à pressão, até foi ao intervalo empatando, depois de um gol no último lance da primeira etapa, e só foi cair com o pênalti convertido por Alex Mineiro. Um resultado aceitável considerando que, depois, ainda viria nova expulsão, agora de Guiñazu, aos 83 minutos – mais do que a derrota de hoje, as preocupações do Inter serão na montagem de um onze para a próxima rodada.

Nenhum comentário: