quarta-feira, 9 de abril de 2008

Baixada 19 de Outubro

Erguida sobre colinas, a cidade de Ijuí se acostumou a conviver com os literais altos e baixos no seu horizonte. Foi justamente numa baixada que o futebol local deu seus primeiros passos, evoluiu, viveu e ainda vive seus dias de glória.

Joga-se futebol desde sempre, lá no campo da Baixada. Ou quase desde sempre. Os primeiros relatos dando conta de que alguns desportistas resolveram passar seus domingos desferindo pontapés em balões de couro naquele gramado são incertos. A data mais provável é 1916, quando a gama de descampados bons para a prática do football ao redor do centro ijuiense começou a se expandir.

Não tardou para que as formações futebolísticas citadinas passassem a orbitar em torno do gramado. E, igualmente, logo o informal campinho deixaria de ser mais um para se tornar o principal, ganhando até nome: em homenagem à data de fundação da cidade e mesmo a alguns clubes homônimos que costumavam jogar por ali, à denominação de Baixada foi incorporado um 19 de Outubro.

O cercamento viria a seguir, bem como a construção de lances iniciais de arquibancadas. Em torno da década de 1940 já se via até um pavilhão de madeira, costumeiramente lotado, numa das laterais do campo. Nesse período, também, em 1938, seria fundado o Esporte Clube São Luiz, expoente máximo da Baixada. Mandando seus jogos ali desde o início, o rubro se adonou do campo de tal forma que, em 20 de fevereiro de 1960, por ocasião do 22º aniversário do clube, foi oficializada a doação do terreno, até então municipal, ao São Luiz.

A agremiação planejava construir um estádio, cogitando áreas ao sul da cidade, próximas à estrada estadual de acesso a Cruz Alta. Receber a Baixada significava o passo decisivo para manter a identidade e, enfim, dar largada ao projeto. Nos meses imediatamente posteriores, iniciou-se a transformação do campinho em algo capaz de receber grandes jogos. Em julho do mesmo ano, já podia se observar os muros de tijolos cercando o gramado, nos lados sul e oeste do campo, existentes até hoje e, por volta de 1963, começou a ser levantado o novo e sólido pavilhão.
Constantemente modernizada, a Baixada, agora Estádio 19 de Outubro, acompanhou a ascensão do São Luiz por aquelas décadas. Se foi em 1973 que o clube jogou pela primeira vez na divisão de elite do Rio Grande do Sul, em 1974 era disputada a primeira partida noturna de Ijuí, a 16 de outubro, num amistoso festivo frente ao Internacional de Porto Alegre, encerrado com igualdade de 1-1. Em 1975, recebendo equipes como o Peñarol e Liverpool uruguaios, o time disputaria suas históricas primeiras partidas internacionais no estádio, chegando ao título da Copa dos Gaúchos, torneio amistoso entre riograndenses e orientais.

Aquele período de brilho tristemente durou pouco. O futebol ijuiense passou a minguar. Rival histórico são-luizense, o Grêmio Esportivo Gaúcho se licenciara do profissionalismo (para não voltar mais) no início da década. Em 1977, sofrendo dificuldades financeiras, foi a vez do São Luiz seguir pelo mesmo caminho. Uma década se passou com o 19 de Outubro recebendo apenas duelos de amadores ou juvenis, guardando uma vaga lembrança do passado, até Ijuí tomar a decisão de reerguer seu esporte.

Em 2 de fevereiro de 1986, diante do São Borja, o 19 de Outubro presenciaria o retorno do rubro e do futebol profissional às suas dependências. Era o início de uma era de feitos inolvidáveis para o clube, sendo campeão da Segundona Gaúcha de 1990, acumulando longos anos na elite estadual e culminando com vitórias sobre os grandes times da capital, títulos interioranos, e até um empate contra a Seleção Brasileira, em jogo-treino na alvorada da década.Ao estádio, da mesma forma, foi o período das últimas grandes reformas. Com o apoio da Imasa, indústria citadina atuante no setor metalmecânico, o pavilhão ganhou uma cobertura e 500 cadeiras, enquanto o gramado foi separado dos torcedores por alambrados divididos ao redor do campo. É assim, com uma capacidade aproximada entre cinco e seis mil pessoas, que o 19 de Outubro está atualmente: pavilhão e gerais nas laterais do campo, um espaço inútil com o velho muro dos anos 1960 atrás do arco sul, e uma pequena faixa atrás da outra linha de fundo, onde, em jogos importantes, são instaladas arquibancadas móveis.



Isso até agora. Porque, como nos anos 1970 e 1990, o São Luiz, de empolgante campanha no Gauchão 2008, vive uma nova etapa de sonhos e busca pelo crescimento. Nesta quarta-feira, o novo jornal ijuiense O Repórter, em sua primeira edição, publicou imagens do ambicioso projeto para revitalizar o velho parque futebolístico da cidade: construção de novas arquibancadas no espaço ao fundo do campo e, quiçá, cobertura em todas as áreas do estádio, como as imagens abaixo, retiradas do periódico, mostram.Se o sonho sair do papel, a velha Baixada chegará ao seu centenário muito além do que aqueles pioneiros de 1916 jamais ousariam sonhar.

Um comentário:

Rodrigo Bender disse...

po mauricio, essa foi a melhor postagem da historia, afude mesmo