quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A rodada 2 da Outra Europa

O Futebesteirol escolheu quatro times na Champions League 2008/09 como os excluídos. Foram já duas rodadas, foram já oito jogos e, da expectativa inicial feita sobre os pouco cotados (de que os maus resultados seriam uma constante), temos a formidável média de apenas uma derrota por rodada. Na primeira, caiu o BATE Borisov, nesta de terça e quarta-feira, o derrubado foi o AaB Aalborg, mas os demais, tanto numa quanto noutra, permaneceram firmes. Ao final do Matchday 2 nasce uma pontinha de esperança de ver ao menos um desses entre os dezesseis classificados às oitavas-de-final. E aqui nasce uma série, tão inesperada quanto a boa campanha: seguiremos acompanhando, a cada jornada, o avançar dos quatro eleitos pelo blog. A eles:

AaB: atropelado pelo campeão
O AaB foi bravo na primeira rodada. Resistiu ao Celtic em Glasgow, salvou pênalti, puxou do fundo da alma forças que mantivessem o 0-0 e o permitissem voltar à Dinamarca com um ponto. Toda essa capacidade defensiva inexistiu contra os atuais campeões. O United fez 0-3, mas poderia ter saído de Aalborg com um resultado muito mais dilatado. Rooney abriu a contagem, Berbatov concluiu o fácil triunfo marcando seus primeiros dois gols vestindo a camisa dos atuais campeões da Europa. A jogada emblemática do esfacelamento dinamarquês foi a do segundo gol: uma patetice defensiva em frente à área, com erros de passe, domínio de bola e posicionamento do arqueiro, praticamente gritando para Berbatov – toma, faz!

BATE: poderia ter sido melhor
Obrigado a jogar na capital bielorrussa, Minsk, pelo reduzido tamanho de seu estádio em Borisov, o BATE iniciou o duelo contra a colossal Juventus tentando surpreender pela decisão de atacar – havia demonstrado um pouco desse estilo na rodada inicial, no Santiago Bernabéu, quando fez uma transição do defensivismo para o ataque desordenado e quase permitiu ao Real Madrid golear (o desinteresse merengue acabaria falando mais alto e o placar não subiria para mais que 2-0). De início, os de Turim caíram no joguete bielorrusso, levando gols de Kryvets e Stasevich, que abriram improváveis 2-0 para o BATE. Depois os planetas voltaram ao alinhamento correto, Iaquinta marcou duas vezes e impediu o fiasco bianconero, logrando o 2-2. O empate não pode ser chamado de ruim, mas as circunstâncias conduzem a uma frustração – semelhante à dos iranianos no Mundial de Futsal, hoje, que abriram 0-3 sobre a favoritíssima Espanha e também cederam a igualdade.

Anorthosis Famagusta: a história viva
O ano, 1960. O dia? Como hoje: um 1º de outubro. Naquela data histórica o Chipre ganhava sua independência do Reino Unido. Quarenta e oito anos depois, nesta quarta-feira, o Chipre confirmou sua grandeza como nação futebolística. O Anorthosis Famagusta bateu o Panathinaikos grego por 3-1 e deu ao país sua primeira vitória em todos os tempos na Champions League. Acrescentou, assim, outro capítulo inolvidável a uma campanha já inscrita nas mais douradas páginas do esporte cipriota. Não se poderia apostar num quadro do Chipre para vitória, não se poderia sonhar com um quadro do Chipre indo às oitavas-de-final, mas após duas rodadas o Anorthosis aparece invicto e com quatro pontos. Ainda encontrará a portentosa Internazionale, terá que se mostrar capaz de obter resultados também sem a aura de mediocridade típica dos desacreditados (perdida após a repetição de boas atuações), mas vai se afeiçoando a construir a história.

CFR: resistência heróica
Os mais amargos falaram em falta de inspiração no lado do Chelsea. Disseram ser inadmissível não marcar um único gol naqueles romenos ali. Recusaram-se a aceitar o zero a zero. Os românticos acompanharam tudo com o coração comprimido, os olhos bem apertados e a tensão evidente. Ingleses secadores, nos acréscimos, bradavam, no chat ao vivo da UEFA: “2 more minutes for CFR heroes”. Futebolisticamente falando, verdadeiros heróis, os do Cluj. Contiveram os atuais vice-campeões do continente, o time do Felipão, o time do magnata russo, o time com os três pontos ganhos antes de a bola rolar. E puseram o nome do CFR como bom candidato a vaga – o papel de saco-de-pancadas do grupo, tido como seu antes de a Champions começar, vai ficando com o Bordeaux francês, que levou sete gols em duas rodadas.

* * *

A rodada:

CFR Cluj (Romênia) 0-0 Chelsea (Inglaterra)
Bordeaux (França) 1-3 Roma (Itália)
Anorthosis Famagusta (Chipre) 3-1 Panathinaikos (Grécia)
Internazionale (Itália) 1-1 Werder Bremen (Alemanha)
Sporting (Portugal) 2-0 Basel (Suíça)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia) 1-2 Barcelona (Espanha)
Liverpool (Inglaterra) 3-1 PSV (Holanda)
Atlético de Madrid (Espanha) 2-1 Olympique Marseille (França)
AaB (Dinamarca) 0-3 Manchester United (Inglaterra)
Villarreal (Espanha) 1-0 Celtic (Escócia)
Fiorentina (Itália) 0-0 Steaua Bucareste (Romênia)
Bayern München (Alemanha) 1-1 Lyon (França)
Arsenal (Inglaterra) 4-0 Porto (Portugal)
Fenerbahçe (Turquia) 0-0 Dynamo Kiev (Ucrânia)
Zenit (Rússia) 1-2 Real Madrid (Espanha)
BATE Borisov (Bielorrússia) 2-2 Juventus (Itália)

Nenhum comentário: