quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Por partidas suportáveis

Um solitário e entediado fã da Católica

Os jogos da Sul-Americana são insuportáveis. Geralmente não se quer nada com a bola quando se está jogando esta competição e, na maior parte das vezes, aqueles com alguma disposição de valorizar o torneio não têm futebol suficiente para ir longe. Há honrosas exceções nessas jornadas enjoadas, e ontem o Atlético Paranaense misto proporcionou uma dessas raras partidas boas, entregando a classificação ao Guadalajara ao levar 3-4 na Arena da Baixada – num jogo em que até o Kelly, o Kelly!, fez gol de cabeça. Alto nível, portanto.

Pois bem, aos jogos insuportáveis. Inter e Universidad Católica, acabado há horas, esteve entre os de se pedir piedade, juiz, acabe essa porcaria. Não bastando o horário inconveniente (apito inicial às 17 horas) que, como disseram alguns, só levaria ao estádio “estudantes, desempregados e vadios”, o embate terminou num zero a zero insosso. Os gaúchos com vários reservas e os chilenos ruins demais para levar perigos. Chances, só algumas pontuais, como a bola na trave acertada pelos colorados no último lance do primeiro tempo e uma boa defesa exigida de Clemer na reta final do confronto.

A partida, como quase todas da Sul-Americana, deixou pouco de aproveitável e o momento mais emocionante foi o temor por uma possível fratura de Guiñazu, que caiu sobre o braço logo depois de entrar em campo e teve de ser substituído por Índio, aos 60 minutos – esse fato aumentou a apreensão alvirrubra, pois para tirar de campo um jogador louvado pela resistência à dor, pouca coisa não devia ser. O resultado foi um deslocamento do cotovelo esquerdo, que o deixará fora de ação por cerca de três semanas (embora, tratando-se de Guiñazu, o período possa ser reduzido). Mas é isso: além de valer pouco, a Sul-Americana ainda pode provocar efeitos colaterais.

Ao menos o zero a zero terrível serviu para o Inter passar de fase, graças ao um a um da ida. Jogando com o regulamento embaixo do braço, empatando todos os quatro jogos que teve até aqui e avançando pelo gol qualificado, chega às quartas-de-final, onde cruzará com os juniores do Boca, cuja classificação foi confirmada com o 1-1 diante da LDU, em Quito, há pouco. Quem sabe aí, nem tanto pelas escalações previstas, mas por força da tradição, tenhamos uma partida interessante – e suportável, e assistível, e qualquer outro adjetivo que normalmente não cabe para jogos de Sul-Americana.

Um comentário:

Rodrigo Bender disse...

só levaria ao estádio estudantes, desempregados e vadios
kkkkkkkkkkkkkk
essa foi boa
e tem alguns que não querem q o boca e o river entrem como convidados, po mas dae vai ser vérzea total