sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Lo que tiene el fútbol

Certos termos hispânico-futboleros são invejáveis. Es lo que tiene el fútbol é comumente utilizado para qualificar o que faz o esporte contrariar o natural e as previsões – ou seja, usa-se para definir o indefinível. Não há um similar em português, o que nos torna órfãos de um início melhor de texto para descrever o que aconteceu com o Grêmio na quarta-feira.

Roth armou um time com três zagueiros e seis homens na linha de meio de campo. Disposto a resistir à pressão. Em quatro segundos, sua equipe atingiu o ápice da incompetência futebolística, iniciando o ato de levar um gol numa saída de bola que é sua, ao errar um passe pouco atrás do meio de campo. Dez segundos depois, Wagner já havia superado o cada-dia-mais-lento-e-pesado zagueiro Léo e fuzilado o arqueiro Victor para fazer um a zero em favor do Cruzeiro (foto). Aí todo o planejamento ruiu. Os gaúchos precisavam, então, buscar o resultado e só tinham um atacante em campo. A falta de um companheiro para Reinaldo foi das maiores dificuldades para o Grêmio na primeira meia hora de confronto.

Mas não foi a única. Depois entrou Perea, no lugar do eternamente lesionado Pereira, e a incapacidade ofensiva tricolor permaneceu. Não era que a equipe jogasse mal. Até havia decência no futebol apresentado sobre o gramado do Mineirão, e a meta cruzeirense vezporoutra era posta sob ameaças. A pelota voava por todos os lados à frente do gol, e esse era o verdadeiro problema do Grêmio: chutes diretos inexistiam. Quem perdoa, no futebol, não costuma ser perdoado. Ontem foi assim com o Atlético Paranaense, que dominou boa parte da sua partida em São Januário contra o Vasco e cedeu um empate por 2-2 com gol aos 89 minutos, e anteontem foi da mesma forma com o time gaúcho contra o Cruzeiro. Suas pressõezinhas incertas e seu jogo falsamente aceitável foram soterrados por mais dois tentos. Jonathan, aos 53 minutos, sem ângulo, e Guilherme, aos 66, numa grotesca falha da marcação gremista, que deixou o atacante cair, levantar, dominar, virar e chutar, sempre livre, fizeram do triunfo necessário uma goleada de consagração.

O três a zero terminou como outro capítulo da lástima em que se transformou o Grêmio. Especialmente fora de casa, onde tem lembrado o time de Mano, em 2007, que entrava em campo já derrotado em cada partida longe do Olímpico. No primeiro turno, quando chegou ao topo inquestionavelmente, o sucesso tricolor era devido muito às constantes vitórias fora de Porto Alegre. No returno, o time não venceu nem uma partida no exterior. Vem há tempos cambaleando na sua primeira posição – “ainda somos líderes” –, e volta a ser ameaçado com grande seriedade por um concorrente. Tantos tropeços escrevem uma história cujo fim foi o fracasso certo, na maioria dos casos semelhantes. Afeito ao drama, porém, o Grêmio parece querer o desastre grande, a desilusão mais dolorosa e tardia, e continua em primeiro a seis rodadas do fim. Assim, garante que, se entregar, como dá indícios, só o fará na antevéspera da última rodada.A favor dos gremistas depõem os rendimentos dos outros postulantes ao título, também abaixo do que convém a um campeão. Por isso chegamos ao final da jornada 32 com Grêmio e São Paulo somando 59 pontos, Cruzeiro e Palmeiras tendo 58 e o Flamengo com 56. Há uma rodada o Cruzeiro perdia para o patético Atlético Paranaense, e o Palmeiras era surrado pelo questionável Fluminense. Nessas últimas semanas, todos estão com problemas. Menos um. O São Paulo, atual bicampeão brasileiro, que passou o campeonato inteiro à espreita, cresceu na reta final e atingiu pontuação de líder num momento em que tem a tabela teoricamente mais fácil dos cinco. Mas o São Paulo, por maior merecimento que venha construindo, não pode erguer essa taça. Será a maior das ironias – e das penas – que o mais disputado Campeonato Brasileiro da história tenha um desfecho que atente contra o seu passado de equilíbrio na distribuição de títulos, coroando o primeiro tricampeão consecutivo de todos os tempos. Enfim, também nesse caso, es lo que tiene el fútbol.

Nenhum comentário: