terça-feira, 23 de setembro de 2008

Coffee Shop (1): KNVB Beker

Coffee Shop é o nome que recebem os pontos liberados de venda de drogas como maconha e haxixe na Holanda. Provavelmente os manda-chuvas do futebol de lá gastaram algumas horas dentro de estabelecimentos do tipo para chegar às fórmulas atuais dos seus torneios. Esta curta série de três posts a ser continuada durante a semana trará as peculiaridades e absurdos dos torneios holandeses. Hoje, falamos da distribuição de vagas da Copa da Holanda, que permite jogos entre dois times de um mesmo clube. Nas duas próximas partes, o futebesteirol tratará do sistema das ligas amadoras e dos famigerados playoffs para definição das vagas internacionais e rebaixamentos daquele país.

À esquerda, o PSV Eindhoven. À direita, o PSV Eindhoven.

A partida desta terça-feira tinha um resultado óbvio antes de a bola rolar: o PSV passaria de fase. Sabendo do desinteresse que isso poderia causar, o clube tomou a decisão de não cobrar ingressos para a partida. Estimulou doações para caridade na entrada do estádio, mas mesmo estas seriam voluntárias. Assim, atraiu vinte e oito mil espectadores para assistir a um confronto entre os dois times do PSV Eindhoven. De um lado, vestindo o uniforme branco reserva, a equipe principal, quarta colocada do Campeonato Holandês; do outro, trajando as cores tradicionais, camiseta alvirrubra e calções negros, o dono do mando de campo: o Jong PSV, cujo elenco é formado por juniores e reservas não-aproveitados do plantel titular do clube.

É claro que seria temeroso o PSV passar de fase se fosse com a equipe mais fraca, e os interesses internos do Philipsstadion clamavam por vitória do quadro principal. Poderia haver um final diferente estando todos os jogadores na mesma folha de pagamentos? Definitivamente, não. Os de branco, até seguindo a ordem natural das coisas, venceram por 0-3, cumprindo o esperado. Muito mais fortes, deram-se o luxo de proporcionar algumas estréias, como a do ex-goleiro gremista Cássio, e avançaram à terceira fase da Copa da Holanda sem suspense ou aflição.

Por que o insólito cruzamento com jeito de marmelada foi possível? Porque, como diria Obelix, esses holandeses são uns loucos. Fórmulas esdrúxulas existem há décadas (em 1970 o Ajax venceu uma Copa após ser eliminado, num sistema que reclassificava os perdedores de determinada fase que tivessem as melhores campanhas) e muitas vezes dão inveja aos obscuros regulamentos que se costumava inventar no Brasil até pouco tempo atrás. Por lá, as ligas de suplentes, comuns pela Europa, não são meros torneios soltos com a função de manter jogadores esquecidos em atividade – os vencedores da Copa e do Campeonato de Reservas (na temporada passada, respectivamente Jong PSV e Jong Twente) recebem uma vaga no KNVB Beker, a Copa da Holanda de fato.

Sem obrigação de os dois times de um mesmo clube jogarem entre si nas fases iniciais (o duelo dos PSVs foi obra do sorteio), existem possibilidades, mesmo que remotas, de clubes chegarem a estágios avançados da Copa contando com duas equipes ou, ainda mais bizarro, seguirem vivos depois de uma eliminação da equipe principal, graças a passagens de fase dos reservas. A farra poderia parar por aí, mas não são apenas dois os clubes que podem ter representação dupla na Copa da Holanda: times amadores filiados a clubes profissionais (caso do Ajax nesta temporada) também podem aparecer no atual sistema de distribuição de vagas. Para 2008/09, pela primeira vez na história, até reservas dos amadores puderam chegar à disputa – são casos do Quick Boys de Katwijk e do Hollandia de Hoorn, cujas equipes principais entraram pela classificação na 3ª divisão e as reservas por participações em taças regionais.

Para entender isso, é preciso ter contato com isso: a Holanda tem apenas duas divisões profissionais, mas enormes oito divisões amadoras, e cada uma destas é fracionada em uma infinidade de grupos regionalizados e organizados de acordo com o dia da semana em que seus clubes jogam (uma herança da Pilarização, assunto a ser visto na parte 2 desta série). Dessa miríade de equipes, saem anualmente 88 felizardos para contestar o título da Copa da Holanda. A distribuição das vagas é feita assim:

• 38 automáticas aos participantes das ligas profissionais (os 18 da Eredivisie, primeira divisão e os 20 da Eerste Divisie, segunda);

• 2 às segundas equipes dos profissionais, concedidas aos campeões da Copa e do Campeonato de Reservas (caso uma equipe vença ambos, o vice da Copa ganha a classificação);

• 24 às melhores equipes da Hoofdklasse, primeira divisão de amadores e terceira divisão geral. A Hoofdklasse é disputada em seis grupos (três de sábado e três de domingo) de 14 equipes;

• 24 às melhores campanhas nos Districtbeker, torneios regionais envolvendo amadores de todos os níveis. É daqui que vêm os times das divisões mais diversas: neste ano, além de passarem onze Hoofdklasse, entraram cinco da Eerste Klasse (quarta divisão geral), dois da Tweede Klasse (quinta), um da Derde Klasse (sexta), dois da Vierde Klasse (sétima), um da Vijfde Klasse (oitava) e dois da Reservehoofdklasse, a liga dos reservas da terceira divisão.

Esses 48 amadores são obrigados a jogar entre si numa fase preliminar, uma espécie de filtro que faz sobrarem apenas 24 para, somados aos 40 profissionais, fecharem turnos de eliminatórias perfeitas – perfeitas no esquema, ressalte-se. Abaixo, a lista dos jogos da segunda fase da Copa da Holanda, disputada entre hoje e quinta-feira, com a divisão e a categoria (Profissional ou Amadora, e Reserva, quando necessário) de cada equipe indicada entre parênteses:

Jong PSV Eindhoven (R, P) 0-3 PSV Eindhoven (1ª, P)
Den Bosch (2ª, P) 2-1 HFC Haarlem (2ª, P)
Helmond Sport (2ª, P) 2-2 [2-4] FC Omniworld (2ª, P)
HHC Hardenberg (3ª, A) 1-1 [5-3] Go Ahead Eagles (2ª, P)
AZ Alkmaar (1ª, P) 3-0 Heracles Almelo (1ª, P)
FC Lisse (3ª, A) 3-4 Achilles’29 (3ª, A)
FC Dordrecht (2ª, P) 3-2 BV Veendam (2ª, P)
Rijnsburgse Boys (3ª, A) 2-1 RBC Roosendaal (2ª, P)
Quick Boys (3ª, A) 0-1 Willem II (1ª, P)
EHC Heerlen (4ª, A) 0-3 Fortuna Sittard (2ª, P)
Cambuur Leeuwarden (2ª, P) 3-3 [3-0] FC Zwolle (2ª, P)
IJsselmeervogels (3ª, A) 1-3 AGOVV Apeldoorn (2ª, P)
Be Quick’28 Zwolle (3ª, A) 1-2 RKC Waalwijk (2ª, P)

Amanhã:

De Bataven (3ª, A) – SBV Excelsior (2ª, P)
FC Emmen (2ª, P) – FC Twente (1ª, P)
Kozakken Boys (3ª, A) – WKE (3ª, A)
Sparta Nijkerk (3ª, A) – FC Lienden (3ª, A)
De Treffers (3ª, A) – De Graafschap (1ª, P)
Spakenburg (3ª, A) – Telstar (2ª, P)
MVV Maastricht (2ª, P) – Heerenveen (1ª, P)
VVV Venlo (2ª, P) – FC Volendam (1ª, P)
Ajax {amador} (3ª, A) – Vitesse (1ª, P)
HSC’21 (3ª, A) – Sparta Rotterdam (1ª, P)
GVVV Veenendaal (3ª, A) – NAC Breda (1ª, P)
Quick Boys 2 (R, A) – FC Eindhoven (2ª, P)
VV Capelle (3ª, A) – Roda JC (1ª, P)
Feyenoord (1ª, P) – TOP Oss (2ª, P)

Quinta-feira:

Be Quick 1887 Groningen (3ª, A) – NEC Nijmegen (1ª, P)
Hollandia (3ª, A) – FC Groningen (1ª, P)
VV Papendrecht (3ª, A) – Haaglandia (3ª, A)
Jong FC Twente (R, P) – ADO Den Haag (1ª, P)
Ajax (1ª, P) – FC Utrecht (1ª, P)

Um comentário:

Anônimo disse...

...please where can I buy a unicorn?