quarta-feira, 2 de julho de 2008

Rodada tripla

A revolucionária Liguilla uruguaia, rápido torneio classificatório para as copas internacionais, proporciona situações assaz alternativas em suas rodadas iniciais. Na estréia, os jogadores do Nacional abandonaram a concentração em forma de protesto e rumaram ao Centenário por conta própria. A várzea só não foi maior porque o bolso encontrou ao menos um empate diante do Defensor, atual campeão nacional.

Nesta quarta, pura inovação: rodada tripla no Centenário, iniciando às 13 horas para um Danubio 2-0 Rampla Juniors sem maiores atrativos, e terminando somente após Peñarol - Defensor, que entram na cancha às 20 horas. No meio de tudo, Nacional, motivado por seus aficcionados, e River Plate protagonizavam o que provavelmente será escolhido o melhor confronto da competição. Reza a lenda que os atletas tricolores repetiram a atitude rebelde de dias atrás, ignorando o aconchego da concentração, mas o fato simplesmente não repercutiu após Liber Prudente apitar o fim de jogo.

Isso porque dentro da cancha Viruta Vera e companhia honraram a histórica jaqueta decana. Só faltou criatividade. O enredo foi praticamente o mesmo de qualquer confronto entre um dos grandes uruguaios e o audacioso River Plate: os darseneros abrem uma vantagem importante no primeiro tempo (3-2, nesta tarde), e na etapa complementar são atropelados por um futebol vigoroso, fortes cânticos e pelo peso da tradição. O resultado foi mais uma goleada - impiedosos 5-3, com tripleta de Vera e golaço de Nicolás Lodeiro. Nos últimos três duelos com tricolores e aurinegros, o River de Carrasco sofreu absurdos dezesseis tentos. Demais para quem sonha com uma vaga na Libertadores. Que Peñarol e Defensor encerrem a alternativa jornada com bom futebol, superando a crise no arco e a ressaca gerada pela festa do título, respectivamente.

Nenhum comentário: