domingo, 20 de julho de 2008

A comum, a incomum e a emoção

Houve um momento, por alguma rodada distante do início da Série B 2008, em que o Fortaleza esteve nas primeiras colocações da tabela. Fincado no G4, com aspirações dignas de ascender de divisão, ainda goleava como queria, aplicando 4-1 no Paraná na segunda rodada e 5-1 no Gama, na terceira. Era animador. Era enganador. O Fortaleza não venceu mais partida alguma desde então. Ontem, levou 0-3 da Ponte Preta pela jornada 12 do campeonato, chegando à sua nona partida consecutiva sem triunfo. Um desastre refletido na tabela: o G4 ao qual o clube pertence mudou, e agora é o que dá vaga na Série C – o time é 19º colocado.

A já comum derrota do Fortaleza veio no mesmo sábado em que o Corinthians perdeu a única coisa que ainda dava diversão ao seu ano: a invencibilidade na segunda divisão. Sim, pois se é óbvio que o Timão subirá para a A, todas as rodadas que virão até o fim do ano são insossos amistosos de luxo. Que fossem amistosos com algo mais para se lutar – no caso, não perder. Mas o goleiro Felipe falhou e, aos 9 minutos, Elias fez de falta o 0-1 para o Bahia, no Pacaembu. O solitário gol da primeira derrota do Corinthians na competição que agora perdeu a graça.

Ou não perdeu. Quiçá as derrotas também virem comuns, Mano Menezes e seu elenco disparadamente superior aos demais entrem em crise e os times de baixo comecem a se aproximar. Aí existirá uma nova preocupação para a Fiel – tentar garantir o título até aqui dado como certo. Por ora, o maior candidato a recuperar essa emoção é o Juventude, que ontem aplicou 4-0 no lanterna CRB, subiu ao 2º lugar e, com 24 pontos, está a três dos paulistas. Terá que manter o ritmo. E, claro, o Corinthians precisa fazer os números da sua coluna de derrotas aumentarem na tabela de classificação.

* * *

Rodada 12 da Série B:

Barueri 4-3 Ceará
Avaí 2-0 Gama
São Caetano 0-4 ABC (com gol de Ronaldo Capixaba, ex-craque são-luizense!)
Brasiliense 1-2 Paraná
Bragantino 0-2 Criciúma
Vila Nova 2-2 Santo André (para o Vila, dois gols válidos de Túlio Maravilha e um anulado)
América-RN 3-0 Marília
Corinthians 0-1 Bahia
Fortaleza 0-3 Ponte Preta

Juventude 4-0 CRB

Nenhum comentário: