domingo, 8 de junho de 2008

Urge reagir

Duas vezes à frente no placar, ontem, na Vila Capanema. Duas vezes sustentando a vitória contra o mediano time do Ceará. E duas vezes entregando o resultado. No fim da partida, o Paraná não conseguiu passar de um 2-2 dentro de seu estádio contra o time nordestino. Já vão cinco rodadas da Série B 2008, e o quadro de Curitiba ainda não venceu: três empates, duas derrotas, e a lanterna da competição.

O enfraquecer do time paranista, que chegou a acreditar que iria longe na Copa do Brasil – quando, nas oitavas-de-final, fez 2-0 no Internacional, na ida, para depois levar 5-1 em Porto Alegre no segundo confronto –, é inexplicável. A qualidade é pouca, obviamente, mas não ao ponto de colocar o time vindo da elite do futebol brasileiro numa posição de rebaixamento à terceira divisão, rumo a mais uma queda abrupta daquelas que vêm se tornando comuns. Ao Paraná, além de futebol, rareia também a coragem para crescer, encarar as expectativas da torcida e dar um alento àqueles que, cada vez mais furiosos, acabam caindo nas reclamações e vaias.

Diz-se ser um erro criticar a equipe no estádio, mas os tricolores paranaenses têm motivos. O Paraná precisa reagir porque, nessa segunda divisão tão enfraquecida, o Paraná pode reagir perfeitamente. Mas as rodadas avançam, o período de recuperação, que ainda é grande, vai se encurtando, a esperança do acesso ficando como um vago sonho do passado, inalcançável nesta temporada. Reaja, Paraná! Como um participante da Libertadores 2007 – sim, tão próxima –, tome vergonha na cara e pare de bancar o rebaixável à Série C.

* * *

Outras da B:

Despenca a Ponte: decepções paranistas, decepções ponte-pretanas. A boa fase havia acabado faz tempo, mas sexta-feira foi demais – pela segunda rodada consecutiva, os de Campinas levaram remontada de uma equipe com 0% de aproveitamento, superados agora pelo Gama, com 1-2 em casa. Caiu o treinador Sérgio Guedes, despencou a Ponte na tabela: já é 14ª colocada.

Os invictos: O Corinthians seguiu seu passeio e fez 1-4 no Barueri na rodada de sábado, mantendo-se como líder com vitórias em todos os jogos. Só há dois invictos na B: além do Timão, também mantém a marca o Avaí. No entanto, se os paulistas são líderes, o time de Florianópolis é 12º colocado. A receita do insucesso é simples: ao invés das cinco vitórias corinthianas, os catarinenses triunfaram apenas numa rodada, empatando outros quatro encontros. Célebre integrante daquele grupo que nunca cai para a C nem sobe para a A, o quadro avaiano ensaia um princípio de campanha de meio de tabela – de novo.

Túlio Maravilha: sempre ele, sempre gols dele. O último jogo da 5ª rodada de Série B foi disputado na noite do sábado, um Vila Nova e América de Natal, partida movimentada e de grandes possibilidades. O Mecão chegou a desperdiçar pênalti, o Vila terminou com vitória por belos 3-2. Os gols? Túlio Maravilha, aos 16, Túlio Maravilha, aos 31, Túlio Maravilha, aos 76. Um hat-trick para alçar o time goiano ao 3º lugar, na zona de acesso abaixo de Corinthians e Juventude, e acima do Fortaleza.

Nenhum comentário: