domingo, 22 de junho de 2008

Peñarol e Defensor, a primeira

O regulamento provocará uma overdose de confrontos entre aurinegros e violetas. Hoje será apenas o primeiro. O Defensor leva grande vantagem, méritos de quem venceu com autoridade a tabela anual. Se perder os dois primeiros embates, terá mais duas oportunidades para garantir o título uruguaio. O Peñarol necessita vencer a chamada semi-final, partindo então para a decisão absoluta da liga uruguaia. A quantidade de partidas e o confuso regulamento diminuiram a venda de entradas, maciça na reta final do Clausura.

Certo é que a tribuna Amsterdã novamente estará abarrotada, e que em conseqüencia da animação pelos últimos resultados e pelo fútbol apresentado, o carbonero é favorito, ao menos nos primeiros confrontos. Carlos Bueno, de destacada atuação internacional com La Celeste, é presença garantida no ataque. Rúben Olivera, o demolidor do Nacional, recuperou-se de lesão e deve iniciar a primeira decisão. No lado do Defensor Sporting, atenção para a perigosa linha de frente que conta com Jairo Castillo e Sebastian Fernandez.

A possibilidade da realização de seis confrontos (dois da semi-final mais um de desempate e o mesmo número para as finais) dão a falsa idéia que o Centenário recebe um jogo sem maior importância. Para o Peñarol, uma derrota pode ser fatal. Em caso de triunfo, a superioridade amarela e negra ficaria ainda mais evidente - e a motivação para o restante do campeonato estaria garantida. A final de hoje vale muito: especificamente o início do quadragésimo oitavo título uruguaio do Peñarol.

Alheio a disputas européias e crises existenciais acerca de seleções, o campeonato uruguaio segue oferecendo quantias mais puras de futebol no início do inverno.

Um comentário:

Iuri Müller disse...

foto: www.capenarol.com.uy