Daquelas perguntas que surgem no início de torneios do tipo, o questionamento sobre se um juiz teria peito para marcar um pênalti contra o selecionado da casa precisou de três minutos para receber sua resposta neste sábado: sim, teria. Perto de três minutos foi o tempo transcorrido entre o apito do árbitro para dar início ao prélio e seu novo sopro para assinalar infração do austrícao Aufhauser que, dentro da sua área, derrubou o croata Olic.
Na marca dos onze metros, o Cruyff dos Bálcãs, Luka Modric, mandou um tiro no meio, deslocando o arqueiro Macho. 0-1 para a Croácia. Não houve mais.
E por não ter havido mais que a Croácia decepcionou. Esperava-se muito da seleção nacional dona do maior feito do ano passado, quando derrotou a Inglaterra em Wembley e tirou os britânicos da Euro 2008. A Áustria, sabe a crítica, não tem time para jogar uma competição continental, só está aí por ser sede – era obrigação dos croatas, aparentemente tão bons, dominarem o jogo, vencerem com tranqüilidade. Venceram, porém não dominaram nem tiveram vida fácil.
Relaxados na volta dos vestiários pela vantagem que lhes sorria, os jogadores da Croácia fizeram um segundo tempo sem busca pelo gol – e sofreram. Especialmente no terço final da etapa complementar, a Áustria pressionou. Persistiu com ardor, fazendo o estádio Ernst Happel de Viena ver o gol de empate mais próximo, ainda que o deserto técnico indicasse o contrário. Os da casa viraram senhores da partida, insistiram, fizeram Pletikosa ter alguns momentos de terror, com a bola querendo escapar de suas mãos.
No último lance ofensivo da partida, uma falta boa para a Áustria cruzar na área oponente. Kienast desviou de cabeça, para o gol, o esférico erguido. A torcida se levantou. Mas a pelota saiu raspando a trave esquerda da Croácia. O apito final veio a seguir. Ruim para ambos, diminuindo o afã em torno dos balcânicos, com sinais de que não eram tão fortes como se imaginava, e turvando de forma quase definitiva qualquer sonho do quadro local de passar de fase.
Nenhum comentário:
Postar um comentário