sexta-feira, 13 de junho de 2008

Euro/08 - Itália 1-1 Romênia

O jogo foi decisivo, este acabou por determinar a sobrevida italiana na Eurocopa, contra um time menos qualificado é verdade, mas, que também pretende, ao menos, passar de fase.

A Romênia veio com o mesmo pensamento do primeiro jogo, retrair-se e tentar encaixar um contra-ataque para marcar, ocasionalmente contando com jogadas de bola parada. Numa delas, conseguiu assustar ao acertar a trave da Azzurra, além de em duas oportunidades ter exigido grandes defesas de Buffon, mas apenas isso, durante todo o primeiro tempo.

A Itália atacava na base do balão e dos cruzamentos buscando Luca Toni, este, isolado no ataque entre a zaga romena. Através de escanteios a Itália pressionava, tanto que teve sete escanteios contra apenas dois da equipe adversária durante a primeira etapa. No mais, pelo chão, chegava em lampejos de criatividade protagonizados por Del Piero. No final do primeiro tempo, após levantamento na área, Luca Toni escora para o gol, seria o 1 x 0, se não fosse o impedimento inexistente marcado pelo auxiliar norueguês. Final de primeiro tempo.
Logo no inicio da segunda etapa, os italianos sofrem um golpe, aos 55 min. Zambrotta erra a saída de bola, entregando um gol feito a Mutu. Este coloca a bola fora do alcance de Buffon: 1 x 0. Não se retraindo após o gol, a Itália foi pra cima do time romeno, encurralando-o dentro de seu campo de defesa. Passados dois minutos do primeiro gol, os italianos, numa jogada de cruzamento, após assistência de Chiellini, empatam com Panucci: 1 x 1, era o salvador empate.

Após o gol, a Itália, com Cassano em campo, tentou insistentemente a buscar a virada, que poderia ter acontecido mas pararam nas ótimas intervenções feitas pelo goleiro Lobont. No entanto, com o time todo na ofensiva abria-se espaço para os contra-ataques rápidos dos romenos. Numa dessas ofensivas, o norueguês Tom Henning Övrebö marcou pênalti de Panucci sobre Mutu. Seria o autor do gol italiano o vilão da desclassificação Azzurra?
Teria sido, não a monumental defesa do melhor goleiro do mundo Gianluigi Buffon. Com uma mão e um pé, ele manda a bola pra longe, e deixa Mutu incrédulo, um verdadeiro milagre, garantindo a sobrevida italiana; contudo, passar de fase fica complicado, para ambas as equipes.
A Itália conta com uma vitória ou um empate da Seleção Holandesa contra a França, além de ter a obrigação de vencer os “bleus” no último jogo do grupo. Ademais terá que torcer por uma derrota romena na última rodada. A Romênia tem o caminho complicado por causa deste empate, e terá que torcer por um empate entre franceses e italianos além de ter que vencer a Holanda, quase nada.

As situações são parecidas, mas a Itália conta com um time qualificado, e teoricamente pega um adversário mais fraco comparado com o oponente da Seleção Romena. Caso os italianos passem de fase, deverão jogar mais, se almejam título.

Um comentário:

Maurício Brum disse...

Seria divertido se a Holanda, por enquanto classificada em primeiro lugar pela vitória parcial sobre a França, entregasse a última partida para a Romênia.

Franceses e italianos iam se destruir mutuamente por nada.