segunda-feira, 5 de maio de 2008

Separando os meninos dos homens

Camacho comemora o gol, memorável atuação

Neste sábado 3 de maio, o Atlético Madrid obteve vantagem e está mais próximo da conquista da vaga, tão sonhada, na competição entre clubes de maior porte na Europa, a Uefa Champions League. Mesmo enfrentado imensas adversidades, tais como a falta de uma defesa confiável e principalmente de um técnico competente.

Assim é o Atlético, sua torcida já acostumada com o sofrimento caminhava ao Calderón, não desiludida, mas consciente de que mais uma parte de quase interminável 'via crucis' estava por ser iniciada dentro dos domínios colchoneros. O time a ser enfrentado não era o melhor, nem o campeão; era sim um frágil adversário lutando contra o rebaixamento, era o Recreativo Heulva. Todavia, não se deve subestimar um adversário em desespero.

Nessas condições, a figura de um jovem, prestes a completar 18 anos, não parece a mais apropriada para tomar a frente numa decisão. Porém, não era um jovem qualquer, e sim a maior promessa já revelada pelo Atlético desde Fernando Torres: Ignácio Camacho.

A história deste jovem remonta ao mais memorável jogo nesta temporada para a torcida do Atlético, a incrível goleada sobre o Barcelona pela 26º rodada da La Liga. Camacho debutou naquele 4 x 2, uma responsabilidade e tanto, pois aquele jogo era decisivo para a permanência de Aguirre no comando técnico da equipe. O mesmo Aguirre estava depositando sábado a mesma confiança novamente no jovem meio-campista “Rojblanco”. Mal imaginava que ele seria o destaque da equipe num jogo de suma importância.

Com dois gols, os primeiros profissionalmente, Camacho afundou ainda mais o Huelva e, para a alegria dos torcedores, deixou mais próxima a vaga. O primeiro saiu de uma jogada de escanteio cobrado por Pernía com precisão. Camacho apenas teve o trabalho de escorar para as redes e em êxtase sair para comemorar: 1 x 0. O fraco Recreativo se segurava como podia ante o ímpeto colchonero, esmagador. Em pouco tempo, o segundo gol, marcado por Agüero, daria tranqüilidade aos torcedores. Agüero, sempre brilhante, entortava, driblava, enlouquecia o jovem Martín Cáceres, bom zagueiro, mas que nada pode fazer para evitar a derrota, assim como o goleiro Sorrentino, que evitou que uma goleada ainda maior se anunciasse. Felizes, os jogadores do Recreativo saíram para o intervalo, ainda estavam ‘vivos’. Mera ilusão...

No segundo tempo, o Atlético continuava a esmerilhar o Huelva. Este, só conseguiu uma boa jogada com Sinama Pongolle, mas desperdiçou-a. O erro foi vital para a humilhação do Huelva, já que aos 74’, após grande jogada coletiva, Camacho novamente marca. Seu segundo gol pelo profissional, dois dias antes de completar 18 anos. Nada poderia deixar o jovem mais feliz. Também faz feliz a torcida, um alento ao menos, já que o rival Real Madrid acabaria por conquistar o seu 31º campeonato espanhol no dia segunte.
Se a vaga realmente se confirmar, o jovem Camacho terá a oportunidade de disputar a primeira Champions League de sua curta história como profissional, mas para sair vitorioso nesta competição terá que virar adulto, ter mais maturidade, pois “La Champions es cosa de adultos”.

Aos torcedores fica a dúvida caso a Champions League seja o destino: será que o Atlético conseguirá uma campanha vitoriosa numa competição tão cruel? A grande maioria não acredita, principalmente pela falta de confiança em seu técnico, que comete muitos erros. Erros que custaram a precoce eliminação na Copa da Uefa deste ano. Clamam por um novo treinador, os colchoneros sensatos. Eles tâm conhecimento que a boa campanha é apenas um engodo mascarando o real problema, mas enfim, resta apenas esperar o desenrolar dos acontecimentos...

Nenhum comentário: