segunda-feira, 5 de maio de 2008

Emoção até o apito final

Dentre os principais estaduais do Brasil em 2008, o desfecho mais emocionante veio, curiosamente, de um torneio sem uma partida final. No Campeonato Baiano, a indefinição prevaleceu até o último lance de cada partida do quadrangular decisivo do campeonato.

Antes da rodada começar, todos podiam ser campeões: o Vitória da Conquista era o surpreendente líder, com 8 pontos, seguido pelos rivais Vitória e Bahia, cada um com 7, e pelo azarão Itabuna, dono de 6 unidades. Com o desenrolar dos confrontos decisivos (Bahia – V. da Conquista e Vitória – Itabuna), as coisas foram afunilando para as mãos da Dupla Ba-Vi, e cada gol poderia mudar o destino da taça.

Ao Bahia, que enfrentava o líder, até seria fácil estragar a festa dos rivais rubro-negros: bastava entregar o jogo, afinal. Mas isso seria pequeno demais. Os tricolores foram pelo título, e quedaram a milímetros disso. Milímetros sob a forma de gols. Gols que não eram os de saldo, mas os convertidos naquele quadrangular final. Faltaram gols ao Bahia.

No fim da rodada de ontem, os placares eram de Bahia 5-0 Vitória da Conquista e Vitória 5-1 Itabuna, goleadas que foram crescendo conforme o desespero batia e vinha a notícia de um tento do rival. Na tabela, 10 pontos para tricolores e rubro-negros, 3 gols de saldo para cada rival e, então, os gols marcados: 16 do Vitória, 11 do Bahia, e o troféu, pela 24ª vez na história, ficou no Barradão.

Foi o sexto título do Vitória nos últimos sete campeonatos (incluindo o Supercampeonato de 2002). A seqüência só foi quebrada pelo Colo-Colo, campeão em 2006. O Bahia não comemora um estadual desde 2001.

Nenhum comentário: