quarta-feira, 14 de maio de 2008

Curiosidades da Recopa de 1972

Rangers e Zenit já duelam em Manchester pela decisão da Copa da UEFA de 2008. No momento, 28 minutos e placar esperado de 0-0, como tem sido nos jogos do retranqueiro time escocês nesta temporada. Aos de Glasgow, é a chance de conquistar a segunda taça continental em sua história. A primeira, de 1972, foi a Recopa Européia. Sobre aquele título, enquanto a bola rola hoje, algumas rápidas curiosidades:

Nas oitavas-de-final, o Rangers cruzou com o Sporting, de Lisboa. O primeiro confronto, em casa, terminou com vitória sua por 3-2, ao que os portugueses responderam com triunfo pelo mesmo placar no confronto de volta. O jogo, então, foi à prorrogação, com mais um gol de cada lado e placar final de 4-3 em favor do Sporting. Pelo gol qualificado, válido para o tempo extra, os escoceses deveriam ser declarados classificados, mas o juiz ordenou que fossem cobrados pênaltis para desempatar a eliminatória! Desde os onze metros, o Sporting fez 3-0. Mais tarde, a UEFA corrigiu o equívoco e classificou o Rangers.

Em 1972, os escoceses atingiram a final ao eliminar o Bayern München alemão. Hoje, são seus adversários que vêm de classificação sobre os bávaros.

Naquela temporada, como na atual, o adversário do Rangers foi um russo (à época, soviético): o Dynamo de Moscou. Para aumentar a coincidência, os moscovitas, a exemplo do Zenit, também haviam eliminado um germânico nas semifinais: o Dynamo Berlin, da então Alemanha Oriental.

A retranca que marca os de Glasgow em 2007/08 era bem menos explícita por aqueles tempos. Na final, em 49 minutos de jogo, o Rangers já aplicava 3-0 no Dynamo. Depois, levaria um sufoco, acabando com um 3-2.

Acabando? Na verdade, o jogo, disputado no Camp Nou de Barcelona, foi encerrado antes do tempo devido, por conta de uma invasão de campo dos aficionados escoceses. O Rangers recebeu sua única taça européia a portas fechadas, no vestiário.

E depois não pôde defender o título. Como punição pelos incidentes na final, a UEFA baniu o Rangers de torneios continentais por duas temporadas. A pena seria posteriormente reduzida para um ano, mas já era suficiente para marcar o clube como o primeiro da Europa a ser impedido de lutar para manter uma conquista.

Nenhum comentário: