segunda-feira, 14 de abril de 2008

O domínio do Brasiliense

Neste momento, no Brasil, se existe um sinônimo de estadual com resultado conhecido antes mesmo do seu início, é o Campeonato Candango, do Distrito Federal – embora “estadual” não fosse o sinônimo mais indicado para o torneio. Há cinco longas temporadas, não há quem questione o domínio do Brasiliense por lá.

No fim de semana, uma vitória por 0-4 sobre o Esportivo Guará valeu ao Jacaré o penta-campeonato: a uma rodada do fim da competição, disputada por pontos corridos, o time auriverde abriu cinco pontos de vantagem para o vice-líder Ceilândia. Ao mesmo tempo em que, atingindo seu quinto título, reduz para metade sua distância no histórico de conquistas para o Gama (que tem 10 troféus), a equipe de Taguatinga crava um marco: já é dona da maior série de títulos consecutivos do Distrito Federal, ao lado do próprio Gama, também penta, entre 1997 e 2001.

O impressionante domínio do Brasiliense, contudo, pode ser melhor expresso pelas campanhas do time nos últimos cinco estaduais: de 2004 para cá, foram 72 partidas pelo Candangão, com 50 vitórias, 16 empates e apenas 6 derrotas – até a temporada passada, o time perdia apenas um jogo de campeonato por ano, mas em 2008 acabou derrubado duas vezes. O último jogo da temporada do Distrito Federal, valendo maçãs, será disputado no dia 20 de abril, contra o folclórico Legião.

Com o rival Gama engolindo poeira – não passa de um 5º lugar neste ano – o Jacaré tem tudo para seguir reinando no planalto central.

Nenhum comentário: