domingo, 9 de março de 2008

Sábado improvável na FA Cup

Barnsley 1-0 Chelsea: panorama do Oakwell Stadium

Já não restam gigantes na Copa da Inglaterra. Dois dos times mais destacados do futebol britânico atual, Manchester United e Chelsea, deram adeus ao mais antigo torneio do futebol na rodada de ontem, derrubados nas quartas-de-final. Um desfecho improvável para uma competição que atinge suas fases decisivas: na melhor das hipóteses, apenas dois clubes da primeira divisão estarão nas semifinais, e eles sequer aparecem entre os oito primeiros colocados na liga.

Em Old Trafford, o United foi surpreendido pelo Portsmouth num dramático confronto marcado pelas polêmicas em torno das decisões arbitrais. O primeiro sinal de que as coisas sairiam dos trilhos da lógica veio no intervalo, quando o goleiro Van der Sar, por contusão, teve que deixar o gramado para a entrada do reserva Kuszczak. No minuto 78, este mesmo Kuszczak colocaria tudo a perder fazendo um pênalti sobre Milan Baros e recebendo o cartão vermelho - dez minutos antes, Alex Ferguson havia colocado Carrick e Anderson em campo, esgotando suas substituições. Sem goleiro, o encarregado de parar aquela penalidade foi o zagueiro Rio Ferdinand. Muntari bateu e converteu. Os Red Devils tentaram investidas desesperadas nos minutos finais, mas foram incapazes de igualar a contagem. 0-1 e, por enquanto, o Portsmouth é o único time da Premier League nas semifinais.

O outro resultado inesperado ocorreu, mais uma vez, sobre o Chelsea. Aos Blues, com esta eliminação, o vice na Copa da Liga, e poucas possibilidades de título no campeonato, só resta a Copa da Europa como chance de erguer alguma taça no ano. O responsável pela eliminação da equipe de Stamford Bridge, atual vencedora da FA Cup, foi um Barnsley que pinta de grandioso: na fase antarior, já havia eliminado o Liverpool, fora de casa. Ontem, um tento de Odejayi, aos 66 minutos, fez do 1-0 o resultado definitivo. Pela primeira vez desde 1912, quando saiu campeão, o clube atinge a fase de semifinais no torneio.

Neste domingo, mais dois jogos finalizam o desenho dos cruzamentos das semifinais. Num confronto para manter as surpresas, o Bristol Rovers, da terceira divisão, recebe o West Bromwich Albion, da segunda. Na outra ponta, o Middlesbrough tenta contrariar a corrente dos resultados improváveis, confirmando-se como o segundo e último clube da Premier League a avançar à próxima fase - para isso, terá que bater, em casa, o Cardiff City, outro da segundona.

Nenhum comentário: