quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

A disputa esquenta...

O campeonato espanhol vai entrando em sua derradeira fase com times brigando pela taça e muitos outros peleando pelas competições européias, bem como os desesperados lutando para permanecerem na La Liga 08/09.

Apontados como favoritos desde o início, o Real Madrid (56 pts.) e o Barcelona (54 pts.) disputam ponto a ponto a liderança, com ligeira vantagem para a equipe de Madrid. No entanto os Madrileños vêm de três derrotas consecutivas para Betis e Getafe pela La Liga e para a Roma em jogo válido pela Liga dos Campeões. Parecem sem sorte os merengues, no 0 x 1 contra o Getafe tomaram o gol numa jogada incrível, na qual o time reclamava o tento anotado por Robben, anulado pelo auxiliar. Feita cobrança rápida do impedimento, o Getafe sobrepujou os dois defensores merengues e marcou.

Já o Barça vem de bons resultados, tanto na Liga dos Campeões, onde derrotou o Celtic por 3 x 2, como pela Liga espanhola, onde venceu o Levante por 5 x 1 com direito a atuação diferenciada de Eto’o. Entretanto tiveram o insucesso na Copa do Rei, onde os catalães empataram com o Valencia em casa por 1 x 1, apesar de terem dominado completamente o jogo. O título muito provavelmente ficará em Madrid ou irá para a Catalunha. Nenhum dos outros times parece ter forças para buscar a diferença.
Brigando pelas vagas nas competições internacionais estão 7 times: Villarreal (46pts.), Atlético Madrid (41 pts.), Sevilla (39pts.), Espanyol (39pts.), Racing (38pts.), Almería (36pts.) e Valencia (35pts.). A briga grande fica entre Villarreal, Atlético, Sevilla e Espanyol, estes, tentando vaga para a Liga dos Campeões. Com 46 pontos, o Villarreal irá classificar sem maiores problemas se mantiver as boas atuações, Sevilla é candidato a outra vaga, pois tem melhor elenco que os demais com exceção do Valencia, mas este está longe do grupo principal, briga quiçá por Copa da Uefa.

Almería de boas atuações, que tem defendendo a meta o excepcional goleiro brasileiro e 2º recordista de minutos invicto na La Liga (o recordista é Resino que ficou invicto por 1275 minutos defendendo o Atlético Madrid em 1991) Diego Alves, pode arriscar uma vaga na Copa da Uefa, assim como o Racing, que pega o Getafe na Copa do Rei, competição que centraliza suas atenções.
Atlético eliminado da Copa da Uefa sob circunstâncias duvidosas que resultaram na expulsão de Agüero contra o Bolton, trata de focar-se na La Liga, após derrota para o Osasuna por 3 x 1, fica provada a inconsistência do time Madrileño e principalmente a incompetência do seu técnico Javier Aguirre; este está ameaçado caso tenha um insucesso contra o Barça na próxima rodada, e o favorito para assumir o comando do time é Rafa Benítez, de campanha irregular no Liverpool. O Atlético que tenta desesperadamente se manter na zona de qualificação à Copa dos Campeões e ainda possui 2 pontos de vantagem para os adversários logo abaixo, mas se repetir as lastimáveis atuações pode se dizer que os Colchoneros terão que se contentar com a Copa da Uefa.

Na parte de baixo temos 10 times ao todo. Incrivelmente, cinco deles estão empatados com 29 pontos, isso mostra um certo equilíbrio entre os times de médio escalão no campeonato desse ano. Osasuna, Bilbao, Zaragoza, Betis e Huelva estão ameaçados de ingressar na zona de rebaixamento, onde o primeiro é o La Coruña, um grande clube que vive fase difícil, tendo grandes chances de cair. Murcia e Levante dificilmente escaparão da degola.

O campeonato espanhol ainda tem 13 rodadas a serem disputadas, isto é, 39 pontos para cada time. Como é impossível uma equipe conseguir 100% de aproveitamento nas rodadas que restam, não se pode prever o que pode acontecer, mas que será um emocionante final de temporada, disso tenho certeza.

Nenhum comentário: