domingo, 6 de janeiro de 2008

Pelo milagre

É um dos confrontos mais desleais da nona fase (os 32 avos-de-final) da Copa da França. Num lado do gramado, estará o 9º colocado da terceira divisão nacional, o instável Créteil, que até no rebaixamento já figurou durante esta temporada. Do outro, estará o Lyon, que dispensa comentários. Para estes, mais um obstáculo rumo à taça; para aqueles, o jogo do ano e, quiçá, da história.

Não se fala outra coisa em Créteil, cidade de 90 mil habitantes situada nos subúrbios de Paris. Ao longo da semana, a desanimadora rotina de um pouco vitorioso clube de terceira divisão foi modificada. O Créteil real, aquele que não vence uma partida de liga desde o dia 27 de outubro (!!!), deu lugar ao time que está disposto a fazer frente ao dono do país. Do outro lado está o hexa-campeão Lyon? Que venha. Eles sabem bem das dificuldades que terão em campo, mas prometem não esmorecer. Entre os torcedores, comenta-se com entusiasmo o fato de Maïga e Adjamossi, dois dos principais jogadores da equipe, terem retornado da Seleção do Benin.

Se é sabido que o sonho de fazer "algo mais" é quase impossível, a expectativa segue sendo de fazer bonito - eliminar o poderoso Lyon, ou ao menos chegar perto disso, poderia se constituir na maior glória de uma agremiação que adotou o profissionalismo apenas em 1999. E ninguém pense que as esperanças serão facilitadas por um desinteresse do grande adversário: Alain Perrin, treinador que levou o Sochaux ao título da Copa na temporada passada, já anunciou que tem por objetivo fazer o mesmo comandando o Lyon em 2008. Não faltará seriedade no lado visitante.

Hoje, o estádio Dominique-Duvauchelle estará lotado por torcedores que não querem perder a chance de ver o melhor time da França em campo. Lá no fundo, porém, cada um dos aficionados do Créteil irá ao campo carregando uma pontinha de esperança em ver sua equipe fazer história. Podem não ter motivos para isso, mas eles acreditam. Hoje, às 15 horas de Brasília, começa a jornada do Créteil pelo milagre.

Um comentário:

Maurício Brum disse...

Resultados dos 32 avos-de-final da Copa da França, na sexta-feira e no sábado (partidas únicas):

Lens 0-1 Niort
Ajaccio GFCO* 1-0 Fréjus
Marignane 1-1 Arles [pen 2-3]
Selongey 2-3 Le Mans
Croix-de-Savoie 1-1 Raon-L'Etape [6-5]
Montpellier 1-0 Troyes
Viry-Châtillon 2-5 Bastia
Avranches 0-2 Dijon
Le Poiré 4-1 Coulaines
Vesoul 1-6 Metz
Lyon Duchère 3-2 Luzenac
Saint-Omer 0-3 Tours
Beauvais 0-2 Olympique Marseille
Montluçon 0-3 Nantes
Carquefou 1-0 Gueugnon
Romorantin 1-2 Boulogne-sur-Mer
Amiens 2-1 Guingamp
Angers 2-0 Vannes
Auxerre 3-2 Saint-Etienne
Lorient 2-1 Valenciennes
Nice 2-1 Le Havre
Sedan 3-2 Caen
Nancy 2-1 Reims
Rouen 0-0 Strasbourg [4-5]
Quevilly 1-3 Bordeaux
Epinal 0-2 PSG

Jogos do domingo:

Toulouse - Paris FC
Maubeuge - Sochaux
Martigues - Rennes
Avion - Lille
Brest - Monaco
Créteil - Lyon

* Não confundir com o AC Ajaccio, o principal clube da cidade.