domingo, 6 de janeiro de 2008

Inter versus Inter

Começou bem a pré-temporada de sonhos do Internacional. Estréia com vitória e garantia de premiações milionárias foram as notas positivas no sábado. Agora, o clube pode até pensar em levar a taça para casa. Mas... a que custo?

Foi tudo como planejado. Contra o Stuttgart, campeão alemão, que vive má fase e encara o torneio como oportunidade de fazer treinos de luxo, o motivado Inter conseguiu arrancar a vitória mínima, por 1-0. O gol foi de Alex, aos 30 minutos do primeiro tempo. Ir para a final representou, acima de tudo, multiplicar o valor da premiação que os gaúchos têm a receber: mesmo perdendo a final, já será 1,2 milhão de reais a entrar nos cofres do clube - se acabasse em último lugar, receberia menos da metade disso.

Na decisão, será um histórico confronto contra a outra Inter, a de Milão, que bateu o Ajax holandês nos pênaltis. O time italiano joga com uma bizarra formação recheada por jogadores da base e reservas que raramente entram em campo, enquanto os titulares assistem tudo do banco. Mantendo-se a escalação para a decisão, é outro ponto a favor dos brasileiros. A imprensa gaúcha delira, os torcedores colorados vão pelo mesmo caminho, e poucos conseguem cogitar um lado negativo na "pré-temporada de luxo nos Emirados Árabes".

Esquecem-se que, em meio à festa, aos hotéis de quatrocentas e duas estrelas, à badalação de um torneio de verão com europeus, o Inter sacrifica sua pré-temporada. Não treina, faz jogos-treino disfarçados de algo maior. Será suficiente para encarar o 2008? Ou será que a busca pelo glamour e pelos petrodólares acabará custando os sucessos que o ano poderia aguardar? A dúvida, embora não pareça abater os torcedores alvirrubros, poderá se mostrar pertinente quando a temporada oficial começar.

Se na final de segunda-feira o adversário do Inter é a Inter, espera-se que, no restante da temporada, o seu oponente não seja outro homônimo - ele próprio.

Nenhum comentário: