quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Os torneios de verão

Olivera regressa: ''Todo el mundo sabe lo que es Peñarol, acá, en Italia, en cualquier lado del mundo conocen a Peñarol''.

Movimentam a chamada ''pré-temporada'', os novos reforços tornam-se conhecidos pela torcida e as aspirações para o restante do ano são enfim definidas. No Uruguai não é diferente, e no fim de janeiro a primeira ''Copa de Verão'' terá início - a Copa Ricard, que reúne os grandes Peñarol e Nacional, o atual campeão Defensor Sporting, o glorioso Olimpia paraguaio, o Saprissa da Costa Rica e um time sem adjetivos nem referências, o tal Vaduz, da Suíça, tem início no dia 23. Peñarol e Nacional estão no mesmo grupo e o primeiro clássico da ano está marcado para o dia 28. O Futebesteirol acompanhará o torneio.

Mais além, em fevereiro, a TV que detém os direitos de transmissão do futebol uruguaio organizará outra copa bastante alternativa: os dois gigantes uruguaios enfrentarão San Martín de Porres, de Peru, e o Tacuary, do Paraguai. Dia 2 de fevereiro, um novo clássico no Centenário, pela semi-final do tal torneio.

No que diz respeito a preparação, quem contrata melhor até aqui, finalmente é o Peñarol. Rúben Olivera, meia que passou boas temporadas na Juventus de Turim, o lateral esquerdo Darío Rodriguez, do Schalke alemão e da seleção, Omar Pérez, destaque do Apertura, o meia Marcel Roman, ex-Danubio e Diego Fernandéz foram contratados. Fabián Estoyanoff, outro selecionável, está próximo de ser anunciado. Mas nem tudo é amarelo e negro. Os contratos são curtíssimos, os reforços empresariados por Paco Casal assinaram por apenas seis meses e se não acontecer melhor reestruturação, o time logo será enfraquecido novamente.

Parte da apaixonada torcida, porém não quer saber de nada disso. A aflição por um título é imensa e a história do Peñarol não suportará a continuidade deste jejum sombrio. É preciso sair campeão em 2008. E para isso, canta: “si en algún lado no conocen nuestra tierra, que aunque es pequeña tiene enorme el corazón, tan solo alcanza con decir en donde sea, que el Uruguay es el pais del Peñarol".

Nenhum comentário: