quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Gauchão 2008: Ulbra

Sport Club Ulbra
Fundação: 26/01/1998
Cidade: Canoas (326.458)
Estádio: Complexo Esportivo da Ulbra (5.000)
Melhor participação: 2º lugar (2004)
Títulos:

Campeão Gaúcho da 2ª Divisão: 2003
Campeão Gaúcho da 3ª Divisão: 2002

A Universidade Luterana do Brasil mantém seu time de futebol profissional desde 2002. Nos primeiros anos, viveu uma ascensão meteórica, conquistando a 3ª divisão na temporada inicial, a 2ª divisão gaúcha em 2003, e sendo vice-campeão do estado em 2004. Nos últimos tempos, acabou arrefecendo, sem se aproximar das decisões - mesmo assim, sempre tem entrado com equipes fortes no campeonato. Seu objetivo a longo prazo é atingir a Série B do Campeonato Brasileiro. Antes, porém, precisa passar pela Série C, e só se classificará a ela com uma boa campanha no estadual que começa sábado.

O time disputou a Série C nas últimas temporadas e, para iniciar 2008, manteve parte da base que jogou o campeonato nacional do ano passado: 13 jogadores permaneceram no plantel, entre eles o goleiro Rafael, os zagueiros Marcão e Carlinhos, o meia Richardson, e os atacantes Jacques e Flavinho. Aos destaques de jornadas anteriores, foram acrescentados reforços como o lateral Leandro Xavier, o volante Rodrigo, vindo do futebol goiano, e o centro-avante Hélio. Comandada pelo treinador Paulo Henrique Marques a Ulbra entrará, desta vez, no grupo do Grêmio - não podendo repetir, portanto, os feitos de temporadas passadas quando se notabilizou por ser uma das raras equipes que conseguia bater o Internacional (em 2006, a única derrota colorada na competição foi para eles).

Sonhando com um acesso na terceira divisão do Brasil, o time de Canoas ingressará no Gauchão com um objetivo claro: passar de fase. O que vier depois, se vier, será lucro. O clube estréia em casa, contra o desacreditado Sapucaiense.

Nenhum comentário: