quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Gauchão 2008: Veranópolis

Veranópolis Esporte Clube Recreativo e Cultural
Fundação: 15/01/1992
Cidade: Veranópolis (23.904)
Estádio: Antônio David Farina (7.000)
Melhor participação: 3º lugar (2007)
Título:

Campeão Gaúcho da 2ª Divisão: 1993

O maior feito do Veranópolis ocorreu no ano passado, temporada em que o clube chegou às semifinais do estadual, fazendo também sua melhor campanha em todos os tempos. No 2007, o Veranópolis teve uma jornada épica na decisão da primeira fase: em casa, contra o Internacional, recém-saído das glórias do Mundial de Clubes, o Veranópolis triunfou por 2-1, com direito a gol no último lance do jogo, classificando-se à segunda fase do estadual e, para incredulidade geral, eliminando o poderoso Inter. Será capaz de epopéia semelhante nesta temporada? O Veranópolis costuma, com alguns intervalos, aparecer bem em determinadas edições do Gauchão, e sonha em alcançar as fases decisivas outra vez.

Como clube que fecha o departamento de futebol no segundo semestre, porém, o VEC, como é chamado, teve que reconstruir seu elenco totalmente. Começando pela casamata: para a temporada, o treinador será Gilmar Dal Pozzo - novato na profissão, ele abandonou os gramados ao fim da temporada passada, quando atuou como goleiro no próprio Veranópolis. Em suas mãos ele terá alguns jogadores que foram seus companheiros em 2007, como o volante Coracini e os laterais Fininho e Gleidson. A maior parte do plantel, contudo, é de caras novas no estádio Antônio David Farina. Dentre as contratações, destaque para o goleiro Willian (ex-Joinville-SC), o lateral Toni (ex-Caxias), os zagueiros Alair (vindo do futebol japonês), Marcelo (ex-Novo Hamburgo) e Xavier (com passagens pelo Caxias), e os atacantes Lima (outro que esteve no Caxias) e Kito (ex-Santo Ângelo).

Ainda no entusiasmo da inesquecível temporada passada, a cidade promete lotar o estádio invariavelmente, torcendo para que o VEC atinja os mata-matas - fase em que, nas palavras de um dirigente "pode acontecer de tudo". Sua batalha começa dentro de casa, contra o Guarany.

Nenhum comentário: