terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Gauchão 2008: Santa Cruz

Futebol Clube Santa Cruz
Fundação: 26/03/1913
Cidade: Santa Cruz do Sul (115.857)
Estádio: Plátanos (6.000)
Melhor participação: 4º lugar (1988)

Completando mais de uma década na primeira divisão do futebol estadual, o Santa Cruz costuma alternar campanhas boas e más. Não obtém maior destaque e raramente vai para competições nacionais, mas sempre figura como um adversário complicado. Para 2008, a meta é buscar uma das vagas na Série C ou na Copa do Brasil.

Meta pequena quando há clubes que almejam o título, mas realista o suficiente para não haver maiores decepções se a equipe, ainda pouco qualificada, acabar não engrenando. O treinador será o conhecido Armando Dessessards, com várias passagens por clubes do interior. A aposta para fazer uma temporada melhor que a de 2007 (quando o clube foi apenas 13º colocado) está na contratação de jogadores experientes. Reforçam o elenco atletas rodados e com passagem por grandes clubes como o atacante Zulu, o volante Marcos Tora e o meia Marcelo Müller. Além deles, figuram no elenco o zagueiro Renato Tilão e o goleiro André. Outros nomes foram anunciados e ainda virão até que o elenco seja completamente fechado, mas nenhum foi capaz de dar maiores esperanças à torcida.

Modesto, assim começa o 2008 do Santa Cruz. O objetivo de uma vaga nas competições nacionais será buscado aos poucos, seguindo a escalada das equipes que entram no Gauchão desacreditadas e acabam chegando longe. Entretanto, para aqueles que não acompanham o dia-a-dia do clube, ou seja, boa parte do público do campeonato, o Santa Cruz entra na competição apenas para participar, podendo até brigar para não cair. A campanha para desmentir isso começa fora de casa, contra o Caxias, no final de semana.

Nenhum comentário: