terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Gauchão 2008: São José

Esporte Clube São José
Fundação: 24/05/1913
Cidade: Porto Alegre (1.420.667)
Estádio: Passo D'Areia (10.000)
Melhor participação: 6º lugar (2001)
Títulos:

Bi-Campeão Gaúcho da 2ª Divisão: 1963, 1981

O São José não tem torcida. Apesar de a imprensa porto alegrense tentar vender uma imagem simpática do "Zequinha", buscando transformar o clube num América-RJ gaúcho, como se fosse o "segundo time de cada torcedor", poucos realmente se comovem com a agremiação. Para os torcedores do interior, chega a ser uma afronta ver os clubes de suas cidades rebaixados enquanto aquele time da capital, com mais condições financeiras, acaba se mantendo na elite, jogando para um estádio vazio.

O clube tem, sim, uma história valorosa, mas se mantém atualmente apenas pelos investimentos de empresários. A estratégia para 2008, já trazida de algumas temporadas, visa fortalecer as categorias de base tirando frutos que possam ser aproveitados na equipe titular. A Copa São Paulo de Juniores, que o São José disputou, foi uma boa fase de testes para que o treinador André Luiz vislumbrasse postulantes ao onze profissional. Antes deles, porém, há outras contratações dignas de fazer a torcida sonhar - claro, tivesse o clube uma torcida numerosa. O destaque do time está na dupla de ataque, formada por Fabiano (o célebre "uh! Fabiano", herói do Internacional no histórico Gre-Nal dos 5-2 de 1997) e Anderson Poti (artilheiro da Segundona Gaúcha 2006). Além deles, vieram o goleiro Nei, os meias Dênio e Jéferson, o zagueiro Samuel, e o centro-avante Matão, entre outros.

A estréia do time no campeonato será dentro de casa, contra o Juventude. Os interioranos, que apóiam suas equipes fervorosamente, secarão "o time sem torcida da capital" do começo ao fim.

Nenhum comentário: