terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Restam 32

Numa Copa do Mundo, a primeira fase é uma espécie de festa do futebol. Diversos quadrangulares reúnem seleções consagradas e outras que se contentam simplesmente em disputar a competição, sem se importar com os resultados - a competição é "filtrada", e começa a ficar séria a partir das fases de mata-mata. Na Copa São Paulo, torneio bem abaixo da Copa do Mundo, é claro, mas com sistema de disputa semelhante (embora estendido), a situação é parecida.

Depois de uma primeira fase formada por 88 clubes, com varzeanos levando goleadas históricas de dois dígitos e estruturados fazendo campanhas invictas, a Copinha avança para a sua fase séria. Os que sobreviveram até aqui nada têm de aventureiros, são todas equipes com um trabalho forte de base que sabem muito bem porque avançaram ao mata-mata. A partir desta terça-feira, restam 32 equipes na Copa São Paulo. Restam os melhores.

Mas quem são esses melhores? Ou, ainda, quais times não são eles? Antes da lista dos confrontos eliminatórios, um breve resumo de quem se destacou, para o bem ou para o mal, na primeira fase:

Os imparáveis - 12 equipes terminaram a primeira fase com 100% de aproveitamento. São elas: Corinthians-SP, Cruzeiro-MG, Ferroviária-SP, Fluminense-RJ, Grêmio-RS, Internacional-RS, Pão de Açúcar-SP, Ponte Preta-SP, Rio Branco-SP, Santo André-SP, Santos-SP e Vasco da Gama-RJ.

As muralhas - apenas 2 times conseguiram terminar a primeira fase da competição sem levar gols: o Fluminense-RJ e o Internacional-RS. O Flu, aliás, foi bastante dependente de sua defesa na boa campanha da primeira fase, visto que fez apenas 4 gols.

Artilharia pesada - Flamengo-RJ e Grêmio-RS, autores de duas das maiores goleadas da competição, dividiram o posto de melhor ataque da primeira fase. Cada time fez nada menos que 17 gols em apenas 3 partidas.

Troféu Barão de Coubertin - "O importante não é vencer, mas competir", diz a frase eternizada por Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos modernos. As torcidas de futebol discordam do lema, mas 11 equipes seguiram-no à risca, sendo eliminadas da competição perdendo todos os jogos que disputaram. Foram elas: Atlético Sorocaba-SP, Ceilândia-DF, Gurupi-TO, Marília-SP, Mato Grosso do Sul-MS, Náutico-RR, Pirambu-SE, Vespasiano-MG, Vilavelhense-ES, Ypiranga-AP e Ypiranga-PE.

Ataque... de riso - A briga pelo pior ataque da competição teve um campeão isolado. A honra foi para o glorioso Náutico-RR, que não marcou um único gol nos 270 minutos em que esteve em campo.

Defesas inexistentes - Foram dois homônimos os responsáveis por sofrer as maiores goleadas da Copinha 2008 e acabaram com as piores defesas do campeonato. O Ypiranga-PE foi se recuperando ao longo da competição: sofreu 12-1 para o Grêmio-RS, na estréia, levou 5-0 do São Bernardo-SP, na segunda rodada e, no fim, até gol fez, perdendo por apenas 2-1 para o Botafogo-PB - 19 gols sofridos ao todo. Vexame maior deu o outro Ypiranga, o do Amapá: a bola foi parar em suas redes trágicas 25 vezes. Depois de uma estréia promissora, em que levou míseros 2-0 do XV de Piracicaba-SP, o Ypiranga-AP desandou, levando 11-1 do Flamengo-RJ e 12-0 do Nacional-AM, naquela que foi a maior goleada do torneio.

A decepção - Dos chamados "grandes clubes" do futebol brasileiro que mandaram equipes à Copa São Paulo, o Atlético-MG foi o único que não conseguiu passar de fase. No Grupo F, com apenas 4 pontos, o time acabou em 2º lugar, mas foi incapaz de almejar uma vaga pelo índice técnico. Seus adversários foram o Marília-MA, o Grêmio Barueri-SP e o Fluminense de Feira de Santana-BA.

A surpresa - Veio do mesmo Grupo F a inesperada boa campanha do ano. Sim, pois por melhor que seja o trabalho desenvolvido pelo Marília, do Maranhão, é sempre impensável que um clube daquele estado de tão poucos recursos financeiros consiga fazer frente a times paulistas, mineiros e mesmo baianos. Pois conseguiu. Com uma campanha invicta (2 vitórias e 1 empate), o Marília acabou sendo o único classificado da chave.

***

Os confrontos da segunda fase da Copa São Paulo 2008, que serão disputados hoje e amanhã:

Corinthians-SP - Santo André-SP
Fortaleza-CE - Coritiba-PR
Taboão da Serra-SP - Marília-MA
Ferroviária-SP - Rio Branco-SP
Pão de Açúcar-SP - Portuguesa-SP
Santos-SP - América-MG
Internacional-RS - Juventude-RS
Flamengo-RJ - Goiás-GO
Fluminense-RJ - Nacional-AM
São Paulo-SP - São Bernardo-SP
Grêmio-RS - Atlético-PR
Ponte Preta-SP - Bahia-BA
Vasco da Gama-RJ - União São João-SP
Palmeiras-SP - Figueirense-SC
Vitória-BA - São Carlos-SP
Cruzeiro-MG - Guarani-SP

Um comentário:

San Tell d'Euskadi disse...

Publiquei minha coluna sobre o Grêmio:
http://mundoesportivo-classicos-grenal.blogspot.com/

A do Internacional deve sair ainda hoje. Aliás, tem de sair hoje.

Um abraço.