sábado, 12 de janeiro de 2008

Gauchão 2008: Caxias

Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul
Fundação: 10/04/1935
Cidade: Caxias do Sul (399.038)
Estádio: Centenário (30.822)
Melhor participação: 1º lugar (2000)
Títulos:

Campeão Gaúcho: 2000
Campeão Gaúcho da 2ª Divisão: 1953

Clube que figurava na Série B nacional até 2005, o Caxias tem como objetivo maior voltar àquela divisão. Para isso, precisa fazer boa campanha no estadual e alcançar uma das vagas na Série C 2008. A direção, porém, sente que pode fazer algo mais no Gauchão: em 2007, o time deixou a vaga na final escapar por pouco, tendo aplicado 3-0 no Grêmio no primeiro jogo das semifinais, mas levando uma incrível remontada na partida de volta, sendo eliminado com 4-0 nas costas. Lição aprendida, restam as aspirações de superar a campanha do ano passado.

O time vai para a disputa do estadual ainda motivado pela conquista da Copa Amoretty, sobre o Brasil de Pelotas. As perdas da virada do ano foram poucas - dignas de nota, apenas as saídas de Sandro Sotilli, Castor e Eraldo. A direção prometeu qualificar o grupo "sem fazer loucuras", e trouxe alguns nomes como o meia Terrão (do próprio Brasil), o volante Emanuel (do futebol paranaense) e o atacante Waldir (ex-Ulbra). A expectativa é tentar chegar em uma plausível, porém improvável, final.

Tradicional adversário do Juventude, o Caxias também sabe que a má fase do seu rival, rebaixado à Série B do Brasileiro no ano passado, poderá ser um motivador da sua torcida. Esperando ver o estádio Centenário lotado, o clube inicia sua empreitada rumo à final - e, antes disso, à Série C -, no dia 20 de janeiro, contra o Santa Cruz.

Nenhum comentário: