sábado, 12 de janeiro de 2008

Gauchão 2008: Brasil

Grêmio Esportivo Brasil
Fundação: 07/09/1911
Cidade: Pelotas (339.934)
Estádio: Bento Freitas (18.000)
Melhor participação: 1º lugar (1919)
Títulos:

Campeão Gaúcho: 1919
Bi-Campeão Gaúcho da 2ª Divisão: 1961, 2004

Dono daquela que é tida como a mais fanática torcida do interior gaúcho, o Brasil de Pelotas é sempre um adversário temível. Com uma história singular, sendo o primeiro campeão gaúcho de todos os tempos e tendo se tornado o único time de fora da capital do estado a chegar em uma semifinal de Campeonato Brasileiro (1985), o clube é respeitado pelos torcedores interioranos e endeusado pela mídia porto alegrense. Para 2008, tudo indica que, além do nome, haverá equipe capaz de chegar longe na competição.

A base de 2007 foi mantida. Embora o ano passado não tenha sido tão bom no que diz respeito ao estadual - o time brigou para não cair -, o segundo semestre foi excelente, com a equipe sendo vice-campeã da Copa Paulo Rogério Amoretty, torneio oficial da FGF para manter os times em atividade. Apenas três jogadores da equipe vice-campeã foram embora - nomes como o centro-avante uruguaio Claudio Milar e o meia Rafael Bitencourt, destaques da equipe, permaneceram. O treinador Suca, outro que ficou da temporada passada, terá em suas mãos uma equipe entrosada e, espera-se, qualificada. Além do plantel que se manteve, houve acréscimos com a chegada de reforços como os laterais Tiago Machado e Raone, o meia Lucas Vivian, e o volante André Heffner.

Esperançoso pela campanha na Copa Amoretty, empurrado pela torcida Xavante, com um time que se conhece e uma diretoria que planeja disputar a Série C do Campeonato Brasileiro nesta temporada, o Brasil entra para fazer bonito no Gauchão 2008. A estréia será em Ijuí, diante do São Luiz, no dia 20.

Nenhum comentário: