sábado, 12 de janeiro de 2008

Gauchão 2008: 15 de Novembro

Clube 15 de Novembro
Fundação: 15/11/1911
Cidade: Campo Bom (56.595)
Estádio: Sady Schmidt (4.500)
Melhor participação: 2º lugar (2002, 2003 e 2005)

Um dos clubes de maior destaque no interior gaúcho - apesar de não ter títulos expressivos como profissional -, o 15 de Novembro se notabilizou, ao longo da década, pelos três vice-campeonatos estaduais em quatro temporadas, chegando, neste meio tempo, às semifinais da Copa do Brasil de 2004, numa época áurea, em que era comandado pelo treinador Mano Menezes. Hoje, vivendo dias mais difíceis, o clube que chegou a sonhar com título nacional tem planos bem mais modestos. Em 2007, passou boa parte da competição às voltas com as ameaças de rebaixamento e, para 2008, tem como primeiro objetivo evitar a repetição do susto.

Fechando seu departamento de futebol no segundo semestre do ano, o 15 tem, a cada início de temporada, que reconstruir todo o seu elenco. Para este ano foi contratado o treinador Edson Porto, de passagens destacadas entre as agremiações interioranas. Sob suas ordens, estarão alguns jogadores que já passaram no clube, como o goleiro Márcio, o lateral Alexandre, e os volantes Émerson e Edinho. A maior parte do elenco, entretanto, é formada por caras novas. Dentre essas, o destaque vai para o laterais Adams (que defendeu o Veranópolis no último Gauchão), os zagueiros Alex Xavier (vindo do futebol chinês), Ferron (ex-União de Rondonópolis-MT) e Lucas (jogador de 17 anos, com passagens pela base de Grêmio e Internacional); no meio, a confiança está depositada em Marcos Aurélio (com passagem pelo Grêmio) e no habilidoso Castor (ex Atlético-PR e Ponte Preta). As maiores preocupações da torcida talvez estejam no ataque, visto que a ofensiva não tem agradado muito nesta temporada - os principais jogadores de frente que compõem o grupo são Juari (ex-Grêmio), Dino Escobar (com passagens pela Seleção Sub-20 do Paraguai), Éder Machado (de inúmeras idas e vindas por clubes do interior) e Assis (ex-Gama-DF).

A pré-temporada, com várias derrotas e poucos gols ao longo dos amistosos, não tem sido muito animadora. Pouco adianta, porém, o 15 de Novembro se desesperar: é preciso agir. Afinal, na estréia da competição, o time já terá a difícil missão de encarar o atual campeão Grêmio, em Porto Alegre.

Nenhum comentário: