segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Gauchão 2008: Juventude

Esporte Clube Juventude
Fundação: 29/06/1913
Cidade: Caxias do Sul (399.038)
Estádio: Alfredo Jaconi (30.519)
Melhor participação: 1º lugar (1998)
Títulos:

Nacionais:
1 Copa do Brasil (1999)
1 Campeonato Brasileiro - Série B (1994)


Estadual (1):
1998

O Juventude dispensa apresentações. Clube do interior gaúcho de maior destaque na história recente, manteve-se na primeira divisão do futebol brasileiro de 1995 até o ano passado, quando acabou enfim rebaixado. Com boas temporadas durante esse período, até ao título da Copa do Brasil chegou. O rebaixamento de 2007, no entanto, promete trazer uma aura mais modesta ao atual vice-campeão do estado.

A fase é de reestruturação. Ir para a Série B representou uma diminuição drástica no orçamento, em função das menores cotas de televisão. O objetivo, desde agora, é montar uma equipe competitiva com verbas reduzidas - o estadual não será prioridade, e sim uma fase de testes para a grande empreitada da temporada: voltar à Série A do Brasileiro. Prova disso é que o elenco ainda está esfacelado, e só vai ser plenamente montado com o passar das rodadas. Do plantel profissional do ano passado, apenas quatro jogadores foram mantidos: o bom goleiro Michel Alves, o volante-símbolo do clube Lauro, e os jovens Bruno, meia, e Ivo, atacante. Vários jogadores com passagens pelas categorias de base e equipe B foram integrados ao elenco e nenhuma contratação anunciada foi capaz de levantar expectativa maior entre os torcedores.

Sem o investimento pesado que marcou parte da história do clube nos anos 90, nem estrelas, o Juventude terá, sob o comando do técnico Édson Gaúcho, duras tardes de futebol pelo estadual. Preparando o time para a disputada Série B, o Ju faz sua estréia no Campeonato Gaúcho em Porto Alegre, diante do São José.

Nenhum comentário: