sábado, 12 de janeiro de 2008

A emoção de um hino

Um dos momentos mais sublimes em confrontos envolvendo seleções nacionais ocorre antes mesmo de a bola rolar. Poucas cenas podem explicar melhor o sentimento de "orgulho nacional" do que a imagem de duas equipes perfiladas, público em pé, bandeiras tremulando, e os hinos nacionais sendo cantados.

Inspiradores, entoando gritos de liberdade, por vezes bélicos, os hinos nacionais também servem para inflamar os jogadores e dar um ânimo a mais para que, em busca da vitória, se lute até a última gota de suor - ou de sangue. Nem todos levam o momento a sério. Há aqueles que riem, que se preocupam mais com as câmeras do que com o patriotismo, ou ainda aqueles que, por concentração, preferem se manter indiferentes, com o pensamento distante. Tolos, esquecem que a melodia ouvida - e, de preferência, cantada -, é a razão de estarem ali.

Mas havia um país importante no futebol em que jogadores e torcedores eram simplesmente privados deste grande momento. A Espanha, historicamente, sustentou um hino singular: sem letra, apenas com a versão instrumental da Marcha Real para ser ouvida. A inspiração, no que dependesse desse símbolo, não surgia. Pensando nisso, e contando com mobilização de outros setores, o Comitê Olímpico Espanhol lançou a proposta de se criar uma letra, fazendo depois uma seleção entre as várias sugestões.

A versão final deveria permanecer em sigilo, só sendo conhecida no dia 21 de janeiro, quando o tenor Plácido Domingo a cantaria, na estréia oficial. O segredo, contudo, vazou, e a letra foi para as páginas dos jornais nesta sexta-feira. Apesar de ainda haver resistências, aos poucos os espanhóis vão se acostumando com a idéia. E os jogadores, estes já sonham com o momento em que poderão entrar em campo e, enfim, cantar pela pátria.

***

A letra, por Paulino Cubero:

¡Viva España!
Cantemos todos juntos
con distinta voz
y un solo corazón.

¡Viva España!
Desde los verdes valles
al inmenso mar,
un himno de hermandad.

Ama a la Patria
pues sabe abrazar,
bajo su cielo azul,
pueblos en libertad.

Gloria a los hijos
que a la Historia dan
justicia y grandeza
democracia y paz.

Nenhum comentário: