sábado, 12 de janeiro de 2008

A fórmula dos sheiks

Falávamos do estranho regulamento que comanda o Dubai Football Challenge, torneio que o Vasco disputa, então cabe agora dar uma olhada nas possibilidades da equipe carioca conquistar a taça. Vale lembrar que são apenas duas rodadas na competição, e que as partidas de estréia acabaram assim:

Hamburger SV 2-1 Vasco da Gama
Emirados Árabes Unidos 0-0 China

Neste sábado, teremos as partidas decisivas, com o Hamburger enfrentando a China, e os Emirados Árabes duelando contra os vascaínos. Agora, vamos às contas: vitória vale três pontos, empate vale um, como preza a lógica do futebol; cada gol marcado, porém, vale pontos extras. Temos, então, uma tabela com o Hamburger liderando a competição, com 5 pontos (3 da vitória, mais 2 pelos gols), e um tríplice empate em 1 ponto, entre China, Emirados Árabes (ambos pelo empate) e Vasco (pelo gol marcado).

A matemática mais simples para que o Vasco conquiste a improvável taça é a seguinte: vitória sua marcando no mínimo dois gols, somada a um triunfo chinês por 1-0. Consideremos um 2-0 em favor dos cariocas e teríamos a seguinte classificação final: em 1º, com 6 pontos, o Vasco (3 por uma vitória, 3 pelos gols); empatados em 2º lugar, com 5, Hamburger (3 por uma vitória, 2 pelos gols) e China (3 por uma vitória, 1 pelo empate, 1 pelo gol); e, finalmente, em 4º, os Emirados Árabes, com 1 (pelo empate). Este é o cálculo "fácil" para a rodada de hoje. Qualquer gol fora do plano, porém, já muda tudo, criando novas confusões na tabela. E aí, amigo, vá culpar os sheiks que inventaram essa fórmula.

Um comentário:

Maurício Brum disse...

A primeira edição do torneio ocorreu em 2007, com o mesmo regulamento. Na ocasião, as duas rodadas foram assim:

Irã 1-2 Hamburger SV
Emirados Árabes Unidos 2-1 Stuttgart

Irã 1-0 Stuttgart
Emirados Árabes Unidos 0-1 Hamburger SV

Classificação final:

1º Hamburger SV - 9 pts.
(2 vitórias, 3 gols)
2º Irã e Emirados Árabes - 5 pts.
(1 vitória, 2 gols cada)
-
4º Stuttgart - 1 pt.
(1 gol)