domingo, 30 de dezembro de 2007

As espetaculares jornadas inglesas

Falava o nosso amigo Victor do sensacional jogo do meio de semana entre Chelsea e Aston Villa, colocando-o como um dos memoráveis da década. Pois a temporada britânica está gostando de fazer jogos do tipo e, no sábado, foi a vez de outro confronto em Londres ganhar destaque.

Um jogo normal, diria qualquer um que pegasse o embate pela metade. Com 36 mil pessoas no estádio, o Tottenham local se igualava em 1-1 com o Reading. Um jogo cuja normalidade passou a se desmentir em cada minuto vindo após o apito inicial do árbitro para o segundo tempo. Adiantando-se, o tempo fazia o placar de White Hart Lane se alterar ao sabor das redes que balançavam incessantemente.

O Reading, visitante, ia para cima, tomava a dianteira do placar, e o Tottenham reagia logo a seguir. Esta foi a tônica até o minuto 74, momento em que Kitson pôs a equipe de fora na liderança do marcador por 3-4. Daí em diante, o já espetacular confronto teve sua dose final de grandeza, sendo coroado com uma remontada. Malbranque, com um belo gol, fez o empate retornar, aos 76 minutos. Era a reta final do jogo, e a chance de virada do Hotspurs aparecia pela terceira vez naquele segundo tempo. Agora, não dava mais para perder. E o Tottenham cresceu.

E crescendo, conseguiu um pênalti logo após o empate. Aos 79 minutos, Keane cobrou, e o goleiro defendeu. Tragédia que não se consumou, pois, antes que qualquer concorrente ousasse aparecer, Defoe mandou a sobra para o fundo das redes: 5-4. A torcida delirava e esperava trêmula pelo fim daquela maravilhosa agonia de nove gols. Mas ainda era preciso consagrar o nome da noite. Era preciso que Berbatov, o goleador, o dono do Spurs, fechasse a noite em grande estilo, fazendo seu quarto tento do sábado e colocando outro jogo memorável na conta da temporada inglesa. Um 6-4 para ecoar.

***

O restante da rodada foi de alternância na liderança. Enquanto o Manchester United deixava o topo da tabela escapar na capital inglesa, levando uma virada de 2-1 para o West Ham, o Arsenal voltou à primeira colocação ao aplicar 1-4 no Everton, fora de casa, liderado pelo brasileiro Eduardo, autor dos dois primeiros gols dos gunners. Mais atrás, o Chelsea manteve suas esperanças vivas, vencendo o Newcastle por 2-1 com um gol salvador de Kalou, aos 87 minutos.

Nenhum comentário: