sábado, 17 de novembro de 2007

Desespero

Titulares do Juventude treinam: missão de ajudar os juniores

Há algum tempo, o rebaixado América lançou o anúncio de que passaria a priorizar, nos meses finais de 2007, a disputa da Copa do Rio Grande do Norte, torneio estadual do segundo semestre. A desesperada "tática-salva-temporada" agora é repetida no outro lado do país.

No outro Rio Grande, o do Sul, também se disputa uma competição regional no segundo semestre: a Copa da Federação Gaúcha de Futebol - este ano renomeada para Copa Paulo Rogério Amoretty, em homenagem ao ex-presidente do Internacional, morto no desastre aéreo de Congonhas, em julho. Nela, vários clubes interioranos juntam-se às equipes "B" dos três principais times do estado. Os quadros de Grêmio, Inter e Juventude que disputam a copa, entretanto, nada têm de reservas profissionais: são representados por escalações de juniores. Pouco? Com jogadores do time sub-20, o Grêmio foi campeão do torneio em 2006, evidenciando o abismo que existe do futebol de ponta do estado para os sobreviventes do interior.

Pois a Copa de 2007 chegou nas quartas-de-final, com um duelo de times B. Em Porto Alegre, na semana passada, o Grêmio bateu o Juventude, que fazia grande campanha até ali, por 3-1. O time de Caxias do Sul, que esperava ao menos chegar na final da competição, viu que poderia acabar perdendo até isso. Valendo-se do mesmo pensamento que o América de Natal usou, o time resolveu reforçar a equipe B, com nomes da categoria profissional.

Neste sábado, às 16 horas, o mistão do Juventude (que agora não pode mais receber a alfabética qualificação ao lado do nome) recebe o Grêmio B tentando reverter a desvantagem. Entre os cotados para figurar no outrora time de juniores, estão pelo menos seis jogadores do elenco principal - Dida, no gol, além de Camazzola, Bruno, Renato, Luciano e Ivo -, e esse número pode crescer até a hora do jogo.

Imagine agora o restante de temporada desastroso que o time da serra gaúcha viverá se nem com titulares conseguir sucesso diante de um sub-20 gremista.

Nenhum comentário: