sexta-feira, 16 de novembro de 2007

A outra briga da Série B

Com o acesso definido na terça-feira, muitos, inclusive o próprio blog, afirmaram que a Série B havia acabado. E, sim, no que diz respeito ao acesso, não há mais o que se disputar. No entanto, ainda existe uma briga bem menos gloriosa, mas muito mais desesperadora: evitar o rebaixamento.

E são nada menos que cinco equipes com possibilidades reais de queda, além de outras duas que, mesmo mais distantes, não podem se julgar salvas. Na Série B, o rebaixamento pode ser sinônimo de morte. Que o digam Paysandu e Guarani, tradicionais que não conseguem sair da terceira divisão, ou ainda o gigante Bahia, que vem se arrastando no octogonal final daquele torneio, mendigando uma das quatro vagas na Série B 2008 - ainda sob ameaças de permanecer lá, no fundo do poço.

Entre os ainda vivos - Ituano e Remo já estão matematicamente rebaixados -, quem está mais perto de repetir o caminho do tricolor baiano é o Santa Cruz. 18º colocado com 42 pontos, o time de Recife e sua fanática torcida, que ostenta a melhor média de público do campeonato, só irão evitar o rebaixamento se vencerem os dois jogos restantes. E ainda precisarão secar muito os adversários de cima.

Adversários estes que também vivem dias de indefinições. Do Santo André, primeiro rebaixado, ao CRB, equipe mais distante entre os seriamente ameaçados, há apenas dois pontos de diferença. Os andreenses estão empatados em 45 pontos com Gama e Paulista, figurando na zona vermelha pelo número de vitórias. O CRB ainda não está salvo, mas tem uma vantagem até certo ponto tranqüila, já que com seus 47 pontos e uma vitória a mais, necessita apenas que um dos três concorrentes na parte de baixo da tabela não vença nessas duas rodadas finais.

A briga contra o rebaixamento é fechada por Ponte Preta e Avaí. Respectivamente 12º e 13º colocados, esses dois só caem se tudo conspirar incrivelmente contra. A expectativa, de fato, é para que o Santa Cruz e seus mais de 28 mil torcedores que vão ao Arruda por jogo consigam o milagre de se salvar. Que caiam o Santo André, o Gama ou o próprio Paulista, times que não merecem ficar na Série B jogando para menos de um décimo do público dos pernambucanos.
Os jogos envolvendo as sete equipes com diferentes graus de preocupação nas rodadas finais:

37ª rodada (16 e 17 de novembro)

Fortaleza-CE - Paulista-SP
Ituano-SP - CRB-AL
Santo André-SP - Avaí-SC
Barueri-SP - Gama-DF
Ponte Preta-SP - Ceará-CE
Criciúma-SC - Santa Cruz-PE

38ª rodada (24 de novembro)

CRB-AL - Barueri-SP
Ceará-CE - Santo André-SP
Avaí-SC - Ituano-SP
Gama-DF - Vitória-BA
Paulista-SP - Ipatinga-MG
Santa Cruz-PE - Coritiba-PR
Remo-PA - Ponte Preta-SP

Nenhum comentário: